O Núncio Apostólico no Haiti, Dom Bernardito Auza, pediu aos voluntários da Igreja, sacerdotes, religiosos e religiosas que chegaram a este país centro-americano para colaborar com as vítimas do terremoto, que utilizem “sua autoridade moral” para distribuir a ajuda que segue chegando a Puerto Príncipe. Existem muitas complicações logísticas, como a falta de máquinas e transporte, que dificultam a ajuda à população.

Em uma entrevista concedida a ACI Prensa nas aforas da Nunciatura Apostólica, no bairro de Petionville, Porto Príncipe, e depois de fazer uma descrição do estado crítico em que se encontra o Estado –com o Palácio do Governo e vários ministérios destruídos, e com a polícia local reduzida à sua mínima expressão–, o Prelado pediu aos que levam as ajudas a distribuí-la sem esperar as garantias que dão as forças de segurança, dado que a desordem pública é muito grande nesta parte da ilha atualmente.

“A Igreja tem que confiar na sua autoridade moral para esta tarefa. Nós, junto à agência Catholic Relief Services (CRS, agência humanitária de ajuda dos Bispos dos Estados Unidos) definimos doze pontos de distribuição da ajuda. Não podemos esperar ter a segurança que necessitamos para dá-la, ao contrário, temos que utilizar a autoridade moral que nos dá o fato de sermos parte da Igreja de Cristo”, disse o Prelado.

“Temos que confiar nessa autoridade moral e fazer este trabalho para que as pessoas que necessitam as ajudas possam recebê-las. É melhor distribuir imediatamente a ajuda ao invés de armazená-la, explicou.

O Núncio também explicou que as exéquias do falecido Arcebispo de Porto Príncipe, Dom Serge Miot, serão realizadas no sábado 23 de janeiro, em uma Missa na que se espera a presença dos demais bispos haitianos, que nesta terça-feira se reúnem em Porto Príncipe junto com os responsáveis de CRS, para coordenar as próximas medidas de ajuda a população que não tem água, comida, energia elétrica e que, na sua maioria, perdeu tudo.