O Bispo de Phoenix, Dom Thomas Olmsted, pediu aos católicos participar ativamente na vida pública e política do país através de um novo livro publicado pela editorial Basilica Press.

O texto de 45 páginas é parte da nova Coleção A Voz do Pastor lançada pela editora em espanhol e inglês.

A primeira entrega chama-se "Católicos no Espaço Público" e foi apresentada no Centro Pastoral da Diocese de Phoenix em um evento ao que assistiram mais de 400 pessoas.

O Prelado explicou em tal ocasião que o folheto procura ajudar os católicos a lutar contra a secularização e a má representação da fé na vida pública. Mostra também como os católicos podem contribuir na construção de uma cultura de vida, e se concentra no papel da doutrina católica na vida social, assim como a proibição de receber a comunhão para quão políticos apóiam ao aborto.

Dom Olmsted também recordou que há temas urgentes nos que os católicos devem tomar uma posição clara como a imigração, os pobres o matrimônio, o aborto, a eutanásia, a pesquisa com células-tronco embrionárias, entre outros.

"Cristo espera que sejamos ativos ali: amando a nosso próximo, nos comprometendo com a cultura, promovendo o bem comum e defendendo os direitos e a dignidade de todos. Isto é parte do que significa ser um seguidor de Cristo", disse.

"Vivemos -prosseguiu- em um tempo no que muitos consideram que a fé é um assunto meramente privado. Acusam-nos de impor nossa fé sobre outros se deixarmos que ela influencie tudo o que fazemos".

"De diversos lugares, os católicos e outros mais somos especialmente pressionados para que separemos nossa fé da vida pública. Mas tais pressões, se tiverem êxito, farão de nossa fé uma brincadeira. Se nossa fé não tiver um impacto em cada dimensão de nossa vida, então não é verdadeira fé", precisou.

Para ler o texto completo ou obter uma cópia do livro (em inglês ou espanhol) acesse:: http://www.basilicapress.com