O Escritório de Comercialização Filatélica e Numismática do Vaticano lançou uma nova série de moedas, uma das quais promove a vacinação contra covid-19.

Em seu site, o CFN do Vaticano afirma que, da nova série de oito moedas, “a moeda de prata de 20 euros, obra de Chira Principe, é dedicada a uma questão atual que está no coração do papa Francisco: os cuidados para enfrentar a pandemia e a necessidade de se vacinar”.

A moeda mostra um médico, uma enfermeira e um jovem prestes a receber a vacina.

A nota também afirma que “o Santo Padre em muitas ocasiões sublinhou a importância da vacinação, lembrando que o cuidado com a saúde é 'uma obrigação moral' e é importante 'continuar o esforço para imunizar também os povos mais pobres'”.

No total, a série é composta por oito moedas, com características semelhantes aos euros europeus.

Em um dos lados está o brasão do papa Francisco com a inscrição “Città del Vatican” (Cidade do Vaticano) e doze estrelas.

A série tem ainda uma moeda de ouro de 50 euros, obra de Marco Ventura, dedicada à Virgem da Misericórdia, que acolhe uma multidão de fiéis.

As palavras que rodeiam a imagem da Virgem são "ascolto, amore, aiuto, accoglienza" (escuta, amor, ajuda, acolhida), que marcam também os 50 anos de trabalho da Cáritas.

Confira também: