Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal, deve ganhar um monumento nacional no país, anunciou hoje o presidente do Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos de Mariologia (IPPEM), Carlos Filipe. O instituto vai iniciar uma campanha para a construção do monumento.

No primeiro dia do congresso internacional “Mulher, Mãe e Rainha”, que acontece no santuário de Fátima, Carlos Filipe destacou que não há em Portugal um monumento em louvor à padroeira do país. “Desta forma vamos dar os primeiros passos para que isso seja possível dentro de três anos”, declarou. Não há ainda informações sobre onde o monumento será construído.

O congresso internacional acontece até o próximo sábado, no contexto das celebrações pelos 375 anos da coroação de Nossa Senhora da Conceição como padroeira de Portugal. Inicialmente, estava marcado para 2021, mas precisou ser adiado por causa das medidas sanitárias impostas por causa da convid-19.

Nossa Senhora da Conceição foi proclamada padroeira e rainha de Portugal em 25 de março de 1646, por dom João IV. Devoto da Virgem, o rei consagrou “seus reinos e senhorios” a Nossa Senhora da Conceição, diante de uma imagem existente em uma igreja de Vila Viçosa, que pertence à arquidiocese de Évora. Na ocasião, dom João IV ofereceu à Virgem a sua própria coroa real. Desde então, simbolicamente, nenhum outro soberano português voltou a usar a coroa na cabeça. Em algumas circunstâncias, a coroa era coloca em uma almofada ao lado do monarca.

“As nações sobrevivem à ilusão do tempo e permanecem vivas na história dos povos se permanecer viva a fecundidade da sua espiritualidade e cultura”, disse no congresso internacional em Fátima o arcebispo de Évora, dom Francisco Senra Coelho. “A diluição espiritual de um povo significará a perda da identidade e a sua fusão num hoje sem futuro”.

Neste fim de semana, a arquidiocese de Évora terá uma programação especial de encerramento do ano jubilar dos 375 anos da proclamação de Nossa Senhora da Conceição como padroeira de Portugal. Amanhã, 25 de março, será celebrada missa do dia da Anunciação do Senhor, às 18h, no santuário de Nossa Senhora da Conceição. Às 21h, no mesmo local haverá o concerto com o grupo “ARS Encontro”.

No sábado, 26 de marco, às 21h, haverá uma procissão entre a igreja dos agostinhos e o santuário de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dom Rino Fisichela, celebrará a missa.

No domingo, 27, o santuário vai acolher entre 10h e 17h a exposição “Três Coroas, a mesma Padroeira”, com as coroas de Nossa Senhora da Conceição, de Vila Viçosa, Nossa Senhora de Fátima, do santuário de Fátima, e Nossa Senhora do Sameiro, de Braga. Às 10h30, haverá missa celebrada pelo bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), dom José Ornelas.

Confira também: