Neste mês do Rosário, a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) convida novamente crianças do mundo todo a se unir em oração pela paz mundial e também pelo fim da pandemia de Covid-19.

Trata-se da campanha “Um Milhão de Crianças Rezam o Terço pela Paz”, que acontecerá no dia 18 de outubro, unindo cerca de 80 países, presentes em todos os continentes.

A iniciativa, que teve início em 2005, neste ano acontecerá em um contexto diferente, em meio a uma crise de saúde existencial, conforme assinalaram em uma carta aos padres o presidente internacional da ACN, Cardeal Mauro Piacenza, e o assistente eclesiástico da internacional da fundação, Pe. Martin Barta.

“Nunca antes houve uma crise de saúde e uma crise existencial tão global. A escala desta epidemia ultrapassa tudo o que a humanidade experimentou até hoje. O mundo inteiro foi, e ainda está, exposto a um vírus invisível que levou centenas de milhares de pessoas à morte e que gerou repercussões econômicas e sociais devastadoras e, ainda na sua maioria, imprevisíveis”, afirmaram na carta.

Entretanto, como recordaram Jesus “deu-nos um ‘soro’ universal, que pode nos tornar-nos imunes à praga que atingiu o nosso mundo. Jesus deu-nos novamente a confiança e a esperança de que Deus deseja curar-nos, mesmo que ainda tenhamos de vir a carregar a cruz”.

Para ajudar os homens, indicaram, de uma maneira especial, Jesus “envia aos nossos tempos, que muitos santos denominam de tempos apocalípticos, a Mãe d’Ele para nos assistir nas grandes necessidades”.

Assim, lançaram o convite para que todos se unam à iniciativa “Um Milhão de Crianças Rezam o Terço pela Paz”. “Esta oração conjunta mundial do Terço, com as crianças, deve encher-nos de uma nova confiança no amor e na proteção de Deus, que Ele nos deseja presentear através da Mãe d’Ele”, ressaltaram.

Uma iniciativa das próprias crianças

Como conta o site da Fundação ACN, a campanha “Um Milhão de Crianças Rezam o Terço pela Paz” surgiu em 2005, em Caracas, Venezuela, por parte de um grupo de crianças que rezavam espontaneamente o Terço, à beira do caminho para um santuário de Nossa Senhora.

Algumas mulheres que também estavam presentes sentiram uma profunda presença de Nossa Senhora. Uma delas recordou que, certa vez, São Pio de Pietrelcina havia dito: “Quando um milhão de crianças rezarem o Terço, então o mundo vai mudar”.

A campanha se espalhou pelo mundo e, desde 2008, conta com apoio da Fundação ACN, a qual assumiu a organização do evento em âmbito mundial há dois anos.

Segundo a Fundação ACN, esta iniciativa de oração tem como objetivo mostra que “a oração confiante das crianças pode voar como uma flecha diretamente para o coração de Deus e, consequentemente, tem grande poder”.

“Quão poderosa, então, é a oração do Terço, rezada pelas crianças na intenção pela paz e unidade dentro das famílias, dentro do seu próprio país e em todo o mundo”, completa.

Para participar da campanha, basta acessar o site da Fundação ACN e fazer download do material que inclui orações com instruções sobre como rezar o Terço, reflexões dos Mistérios Gloriosos adaptadas para as crianças e uma consagração à Nossa Senhora.

Confira também: