O Santuário Nacional de Aparecida espera acolher mais de 190 mil fiéis neste fim de semana em que a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes e promoverá diferentes momentos de oração, formação e cultura.

A grande movimentação na Casa da Mãe Aparecida começará neste sábado, quando cerca de 77 mil peregrinos devem passar pelo local.

A maioria romaria do dia, realizada pelas Equipes de Nossa Senhora de todo o Brasil, começa suas atividades às 7h na Tribuna Papa Bento XVI , com momentos de músicas, formações e oração. As atividades seguem até às 12h, quando serão encerradas no Altar Central da Basílica com a Missa.

Durante a tarde, às 15h, acontecerá no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida o encontro de formação “Leigos e Leigas na Casa da Mãe”, com a presença do Secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida no Vaticano, Padre Alexandre Awi Mello.

No mesmo horário, na Basílica Velha, terá início a primeira Oração pela Restauração. Trata-se do primeiro em uma série de eventos que recordam os 40 anos do restauro da Imagem de Aparecida.

Já no começo da noite, o grupo do Terço dos Homens “Mãe Rainha”, da cidade de Sertaneja (SP), participará da celebração Eucarística que marca sua peregrinação ao Santuário Nacional.

Esta será a última Missa do dia, pois excepcionalmente neste sábado, o Santuário não realizará a celebração Eucarística das 20h. Isso porque, às 19h30, o Coro Luther King se apresentará no interior da Basílica de Aparecida, no espaço reservado ao Coral. Neste momento, será executada uma das composições mais famosas de Bach, intitulada “Magnificat”.

Para o domingo, a expectativa é de que mais de 114 mil pessoas passem pelo Santuário, marcando a data em que se celebra Pentecostes, que o tempo pascal na Igreja Católica e recorda a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, narrada nos textos bíblicos.

Logo cedo, às 5h30 será celebrada a Santa Missa, seguida por uma procissão mariana ao redor da Basílica. Após, acontecerá o segundo dia de formação para leigos com Pe. Alexandre Awi, no Altar Central.

A Santa Missa das 8h será presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e contará com a presença de 60 religiosos da Arquidiocese, que vão ao Santuário para rezar pelas vocações.

Estão programadas ainda para participação na Missa das 10h da peregrinação de 180 caminhoneiros de Joanópolis (SP) e de 65 peregrinos da romaria a pé de Rio Grande da Serra (SP).

Outras quatro celebrações eucarísticas ainda acontecerão de duas em duas horas no Santuário Nacional até às 18h. Neste horário, será realizada a última Missa do dia, marcada também pelo rito de apagamento do Círio Pascal, encerrando assim, simbolicamente, o tempo litúrgico que celebra a ressurreição de Jesus.

Confira também: