A Igreja deu início no último domingo, 6, à segunda semana do Advento. Neste dia, a Liturgia trouxe a figura de São João Batista e sua exortação: “Preparem o caminho, Jesus está chegando”.

Nesta segunda semana, o Advento convida à conversão e leva a questionar qual poderia ser a melhor maneira de preparar esse caminho que busca a reconciliação com Deus.

Na semana anterior, a liturgia exortou à reconciliação com os irmãos. Como passo seguinte, a Igreja convida a acudir ao Sacramento da Confissão que devolve a amizade com Deus, a qual havia sido perdida pelo pecado.

A segunda vela da Coroa do Advento é um sinal do processo de conversão que se está vivendo.

Durante esta semana, pode-se buscar nas Igrejas mais próximas os horários de confissões disponíveis, para que, quando chegar o Natal, esteja bem preparado interiormente, unindo a Jesus e aos irmãos na Eucaristia.

A seguir, a liturgia familiar para acender a segunda vela da Coroa do Advento e pedir ao Senhor que venha ao nosso lar.

Segunda liturgia semanal com a coroa do Advento

INDICAÇÕES: Ao iniciar a liturgia, a coroa deve estar com a primeira vela acesa. Criar um ambiente recolhido, com pouca luz. É recomendável colocar uma imagem da Virgem ao lado da coroa, com uma vela a seus pés. Desta vela, pode-se tirar a chama para acender a segunda vela da coroa.

TODOS: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

CONDUTOR: Vamos acender a segunda vela de nossa coroa. O Senhor está cada vez mais próximo de nós e devemos nos preparar dignamente para recebê-lo em nossos corações. Façamos um momento de silêncio para elevar nossa oração ao Senhor.

LEITOR: Leitura do Evangelho de São Lucas (Lc 3,1-6): 1Fazia quinze anos que Tibério era imperador de Roma. Pôncio Pilatos era governador da Judeia; Herodes governava a Galileia; seu irmão Filipe, a Itureia e a Traconítide; e Lisânias, a Abilene. 2Anás e Caifás eram sumos sacerdotes. Foi nesse tempo que Deus enviou a sua palavra a João, filho de Zacarias, no deserto. 3E João percorria toda a região do rio Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, 4conforme está escrito no livro do profeta Isaías: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas. 5Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão aplainadas; as estradas curvas ficarão retas, e os caminhos esburacados serão nivelados. 6E todo homem verá a salvação de Deus.”

CONDUTOR: Devemos preparar o caminho do Senhor e isto nos exige estarmos preparados interiormente para a vinda do Senhor Jesus, para que o recebamos com um coração reconciliado, cada vez mais convertido e transformado, capaz de amar e entregar-se a outros. Façamos um compromisso concreto para esta semana que nos ajude a estarmos cada vez melhores para sua vinda. (Deixa-se um momento de silêncio)

CONDUTOR: Enquanto acendemos a segunda vela de nossa coroa cantemos: “Coroa do Advento” (ou outro canto apropriado).

(Uma pessoa acende a segunda vela enquanto se entoa o canto, se possível durante a segunda estrofe)

Coroa do Advento

1. Uma vela, na coroa, acendemos. Toda sombra se esvai com sua luz; Vigilantes, o Senhor esperemos: chegou o tempo do Advento de Jesus!

Meus irmãos, penitência e oração! Arrumemos nossa casa com alegria! Logo a ela o Senhor vai chegar, pelo ventre imaculado de Maria!

2. Outra vela, na coroa, acendemos, penitentes nos caminhos do Senhor. Consolando os aflitos, busquemos novos céus e nova terra, com ardor!

CONDUTOR: Elevemos agora nossas súplicas a Deus Pai e respondamos a cada uma delas:

TODOS: Vem, Senhor Jesus.

Mais em

LEITOR: Pedimos, Pai, por nossa Santa Igreja Católica que se prepara para a vinda de seu Filho, para que sempre tenhamos fixos os olhos naquele que nos traz a reconciliação.

LEITOR: Rogamos pela paz no mundo, para que neste tempo de Advento se viva com maior intensidade o amor e a solidariedade.

LEITOR: Pedimos, Pai, por cada um de nós, para que façamos esforços para caminhar ao encontro do Senhor Jesus, que é a Luz do mundo.

LEITOR: Rogamos também por nossa família, para que, a exemplo da família do Nazaré, vivamos o amor mútuo e nos preparemos para a vinda de seu Filho.

LEITOR: Pedimos que Santa Maria alente nossos passos neste Advento e nos ensine a crescer em confiança e esperança na vinda do Reconciliador.

CONDUTOR: Vamos a nossa Mãe para que nos obtenha abundantes graças que nos ajudem em nossa preparação, assim como Ela, para receber o Senhor Jesus. Rezemos junto uma Ave Maria. Terminemos este momento de oração cantando.

CONDUTOR: Mãe da Esperança…

TODOS: Rogai por nós.

TODOS: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Baixe a Liturgia familiar com a coroa do Advento completa, para continuar sua preparação para o Natal, neste link: http://www.acidigital.com/liturgiadoadvento.pdf

Confira também: