Um novo boato sobre o Papa Francisco foi difundido nas redes sociais; desta vez atribuíram-lhe a frase “não chore pelo que perdeu, lute pelo que você tem”, que o Pontífice nunca pronunciou.

O texto, cuja circulação na Internet data pelo menos de 2012, um ano antes de Jorge Mario Bergoglio ter sido eleito Papa, começa com a frase: “Vale a pena compartilhar. Ele transmite muita força. Reenvie aos seus amigos”.

Logo depois, assinala que o Pontífice pronunciou estas palavras: “Não chore pelo que você perdeu, lute pelo que você tem. Não chore pelo que está morto, lute por aquilo que nasceu em você. Não chore por quem o abandonou, lute por quem está ao seu lado. Não chore por quem o odeia, lute por quem o quer feliz. Não chore pelo seu passado, lute pelo seu presente.

Não chore pelo seu sofrimento, lute pela sua felicidade. Com o tempo vamos aprendendo que nada é impossível de solucionar, apenas siga adiante”.

Além disso, o boato atribuído ao Santo Padre assinala que “vale mais a pena perder tempo com amigos do que perder amigos ao longo do tempo. Por esta doce razão, perco o tempo com você, porque não quero perder-te com o passar do tempo”.

Em dezembro de 2015, o Vaticano pediu aos fiéis que tomassem cuidado com algumas “palavras doces” encontradas na Internet, falsamente atribuídos ao Papa.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Estes tipos de textos que circulam pela internet atribuídos ao Papa Francisco geralmente não mencionam a data e a ocasião na qual pronunciou essas palavras. Porque desta maneira, seria fácil para qualquer pessoa procurar na página oficial da Santa Sé e comprovar se realmente se trata de palavras do Papa”, explicou VaticanNews, o site informativo da Santa Sé, em uma publicação no Facebook.

Nessa ocasião, o serviço de informações do Vaticano pediu aos fiéis que “procurem as fontes do Vaticano” para comprovar a veracidade das frases atribuídas ao Santo Padre.

Estes são o Twitter oficial do Santo Padre @Pontifex_pt, o site do Vaticano, a Sala de Imprensa da Santa Sé, a página do Facebook de VaticanNews e o Jornal do Vaticano L’Osservatore Romano.

Confira também: