Na festa da Sagrada Família, o papa Francisco falou sobre o “inverno demográfico”, uma tragédia que vai contra o futuro.

“Façamos todos o possível para retomar uma consciência, para superar este inverno demográfico, que vai contra as nossas famílias, contra a nossa pátria, inclusive contra o nosso futuro”, exortou o papa aos numerosos fiéis reunidos na praça de São Pedro para a oração do Ângelus, em 26 de dezembro.

Ao recordar a festa da Sagrada Família, o papa destacou “uma verdadeira preocupação, pelo menos aqui na Itália: o inverno demográfico” porque “parece que muitos perderam a aspiração de ir em frente com filhos, e muitos casais preferem não ter filhos ou ter só um. Pensai nisto, é uma tragédia”.

Além disso, Francisco referiu-se à carta que escreveu aos casais por ocasião do Ano da Família Amoris Laetitia e disse que “quer ser o meu presente de Natal para vós, esposos: um encorajamento, um sinal de proximidade e também uma ocasião de meditação".

“É importante refletir e experimentar a bondade e a ternura de Deus que, com mão paterna, guia os passos dos esposos no caminho do bem”, disse o papa.

Francisco rezou para que “o Senhor conceda a todos os esposos a força e a alegria de continuar no caminho empreendido”.

Por fim, o papa recordou o próximo Encontro Mundial das Famílias que se realizará na Igreja Católica em todo o mundo em junho de 2022 com o tema: “Amor em família: vocação e caminho de santidade”.

“Convido-vos a preparar-vos para este evento, especialmente com a oração, e a vivê-lo nas vossas dioceses com as outras famílias”, exortou Francisco.

Confira também: