A mulher de mais alto escalão na secretaria-geral do Sínodo dos Bispos disse que a ordenação de mulheres “não é uma questão em aberto”.

 

A irmã Nathalie Becquart, que atua como subsecretária do atual Sínodo sobre a Sinodalidade, foi recentemente nomeada na lista da BBC de 100 mulheres inspiradoras e influentes em todo o mundo.

 

Em um artigo publicado na terça (13), a religiosa francesa disse que há muitas maneiras de as mulheres servirem à Igreja, mas a ordenação não é uma delas.

 

“Para a Igreja Católica neste momento, do ponto de vista oficial, não é uma questão em aberto”, disse Becquart à BBC.

 

Becquart foi mencionada em uma reportagem que apresenta histórias de ordenações inválidas de mulheres católicas vestidas com paramentos litúrgicos nos EUA nas quais uma mulher reflete que "a excomunhão era apenas parte da jornada".

 

Becquart diz que "não é apenas uma questão de sentir que há um chamado ao sacerdócio, é sempre um reconhecimento de que a Igreja irá chamar ao sacerdócio. Então o sentimento ou decisão pessoal não é suficiente”.

 

“Acho que precisamos ampliar nossa visão da Igreja. Há muitas, muitas maneiras de as mulheres servirem à Igreja”, diz.

 

O documento de trabalho mais recente do Sínodo para a Sinodalidade, publicado em outubro, diz que muitos relatórios apresentados a organizadores do sínodo pediam por discernimento em relação à “possibilidade de mulheres com treinamento adequado pregarem em ambientes paroquiais e um diaconato feminino”.

 

“Uma diversidade muito maior de opiniões foi expressa sobre o tema da ordenação sacerdotal para mulheres, o que alguns relatórios mostram, enquanto outros consideram uma questão fechada”, diz o documento de trabalho para a fase continental do sínodo.

Confira também:

Mais em