Uma turba de muçulmanos apedrejou e queimou viva uma estudante cristã em Sokoto, Nigéria, acusada de ter ofendido Maomé.

Deborah Yakubu, estudante de economia, foi acusada de ter se referido desrespeitosamente a Maomé, o fundador do Islã, em um áudio num grupo de Whatsapp do ​​Shehu Shagari College of Education, onde Yakunu estudava, no norte da Nigéria.

“Espírito Santo de fogo, nada nos acontecerá. O grupo não foi criado para enviar coisas sem sentido. Ele foi criado para enviar perguntas sobre provas ou trabalhos e não para coisas sem sentido. Que tipo de profeta, profeta sem sentido”, ouve-se uma mulher dizer no áudio.

Vários meios de comunicação publicaram um vídeo que mostra o apedrejamento e o corpo da jovem em chamas. Um jovem com vestimenta muçulmana grita: “Eu a matei. Eu queimei. Esta é a caixa de fósforos que usei para incendiá-la.”

No vídeo, outro jovem é ouvido gritando Allahu akbar, que significa “Allah é grande”.

O assassinato fez com que as autoridades locais ordenassem o fechamento do centro de estudos e começasse uma investigação.

Dom Matthew Hassan Kukah, bispo de Sokoto, disse que "recebeu a notícia da tragédia com grande choque" e condenou o evento "da maneira mais forte possível. Pedimos às autoridades que investiguem esta tragédia para garantir que todos os culpados ​​assumam sua responsabilidade”, disse o bispo.

Kukah disse que “a única obrigação devida à sua família imediata, aos seus colegas e às autoridades escolares é garantir que os culpados deste ato desumano, independentemente de sua motivação, sejam punidos de acordo com as leis de nossa terra.”

Kukah também destacou que “isso não tem nada a ver com religião. Os cristãos vivem pacificamente com seus vizinhos muçulmanos aqui em Sokoto há anos. Este assunto deve ser tratado como um ato criminoso e a lei deve seguir seu curso.”

Enquanto isso, continuou o bispo africano, “quero pedir aos cristãos em Sokoto e arredores que permaneçam calmos e rezem por favor pelo descanso da alma de Deborah. É a primeira obrigação que temos para com ela”.

"Que Deus lhe conceda o descanso eterno e conforte sua família", concluiu.

Confira também: