Maria dos Anjos, a sobrinha mais velha de irmã Lúcia de Jesus, vidente de Fátima, morreu ontem (13) aos 102 anos. Maria dos Anjos morava em Aljustrel, em frente à casa onde sua tia viveu, e recebia muitos peregrinos com os quais compartilhava a mensagem de Fátima. A brasileira Eliana Oliveira, que mora há 30 anos em Portugal, esteve várias vezes com Maria dos Anjos e afirma que “a Aldeia dos Pastorinhos nunca mais será a mesma sem ela”.

O anúncio da morte de Maria dos Anjos foi feito pelo Memorial e Arquivo Irmã Lúcia, do Carmelo de Coimbra, em suas redes sociais. “Maria dos Anjos, sobrinha da Irmã Lúcia, morreu hoje, dia 13 de junho, com 102 anos de vida, deixando um testemunho muito bonito de alguém que viveu e transmitiu a Mensagem de Fátima a muitos peregrinos deste lugar abençoado”, publicou a instituição na noite de ontem.

Maria dos Anjos nasceu a 27 de janeiro de 1920, filha de António Santos e Maria dos Anjos, irmã de Lúcia. Em uma entrevista a Raízes de Fátima, divulgada no último dia 13 de maio, Maria dos Anjos contou que irmã Lúcia “pedia para rezar o terço todos os dias”.

“Desde pequenina, desde que se sabia rezar, que se rezava o terço todos os dias, não se ia deitar sem rezar o terço em família, os pais e os filhos. Agora alguns dos filhos não querem, mas eu rezo o terço todos os dias. Vou rezar o terço das seis e meia na Capelinha, na televisão, e rezo muitas vezes. Estou aqui o dia todo, tenho de me entreter com alguma coisa. Em vez de me entreter com outra coisa vou rezando o terço por tanta gente que não o reza e por todos os pecadores, pela paz e para que Nosso Senhor nos livre das coisas más”, disse.

Sobre sua idade, já aos 102 anos, comentou: “Tenho de fazer o que Deus manda, até que Deus queira tenho de estar aqui, o que hei-de fazer? Isto já não devia ser o meu lugar, mas Nosso Senhor é que manda”.

As declarações de Maria dos Anjos ao Raízes de Fátima foram dadas à brasileira Eliana Oliveira, que fundou este projeto em 2017. Além de conteúdos on-line, o projeto realiza também peregrinações e visitas guiadas ao santuário de Fátima e à aldeia dos pastorinhos, onde Eliana e os peregrinos encontravam Maria dos Anjos.

“Ela tinha uma bondade e uma entrega a todos os peregrinos. Uma vez lhe perguntei por que e ela respondeu: ‘porque a Lúcia me pediu que eu nunca fechasse minha porta aos peregrinos, que eles fossem sempre recebidos com amor’. Então, ela teve essa missão na vida dela e era lindo de se ver”, disse Eliana Oliveira à ACI Digital.

Segundo ela, embora não soubesse ler nem escrever, Maria dos Anjos conseguiu transmitir a mensagem de Fátima aos peregrinos de todas as nacionalidades. “Ela só sabia falar Português, mas recebia os peregrinos com tanto amor, sempre com seu tercinho na mão, rezando, como a Lúcia lhe pediu, como Nossa Senhora pediu”, disse.

Para Eliana Oliveira, Maria dos Anjos “vai sempre ser a representação da mensagem de Fátima, a vivência da mensagem de Fátima em uma pessoa, porque ela dedicou toda sua vida a isso”.

A fundadora de Raízes de Fátima destacou ainda a importância que Maria dos Anjos dava à oração do terço. “Ela me dizia algo que me deixava emocionada. Dizia muitas vezes: ‘rezo o terço e entrego para quem Deus quiser, porque Deus é que sabe as almas que mais precisam de oração, e não eu’”.

Pessoalmente, Eliana Oliveira disse que sentirá falta de Maria dos Anjos também por causa da ligação com sua família, que é de Aljustrel. “Ela era uma grande amiga de minha avó materna e era uma das poucas pessoas que se lembrava muito da minha avó, que faleceu antes de eu nascer. Elas eram praticamente vizinhas e ela me contava histórias de minha avó. Então, para mim, particularmente, vai deixar muitas saudades”.

Confira também: