O Governo Federal, por meio da Presidência da República, publicou nota de pesar pela morte do fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib. “Modelo de sacerdote, o padre Jonas foi um fiel servo de Deus, totalmente devotado ao ideal de conduzir almas à salvação mostrando-lhes o Cristo por meio de seu exemplo”, diz o texto.

Monsenhor Abib morreu na noite de ontem (12), aos 85 anos, em Cachoeira Paulista (SP), por insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora. Desde maio de 2021, ele fazia tratamento quimioterápico de um mieloma múltiplo. Em novembro deste ano, foi internado por causa de pneumonias recorrentes e teve alta hospitalar no dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição e mesmo dia em que completou 58 anos de sacerdócio.

“Fundador de uma das maiores comunidades católicas do mundo, desempenhou papel fundamental no acolhimento das pessoas para a melhoria de suas vidas e, consequentemente, melhoria do nosso país”, diz.

“O presidente da República, Jair Bolsonaro, roga a Deus que o receba em Seus braços e dê força, fé e perseverança a toda a ‘família Canção Nova’ para superar esse difícil momento e continuar cumprindo a missão abraçada pelo monsenhor Jonas Abib”, conclui a nota.

Jair Bolsonaro esteve na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, em novembro de2018, após ser eleito presidente. Ele participou de um momento de oração no santuário do Pai das Misericórdias, junto com monsenhor Jonas Abib e outros membros da comunidade.

Além da Presidência, outras autoridades do Brasil manifestaram pesar pela morte de monsenhor Abib.

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), afirmou em suas redes sociais que o fundador da Canção Nova “era um espírito iluminado, um visionário que levou a palavra do Senhor a milhões de paulistas”.

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que o legado de monsenhor Jonas Abib “continuará guiando e evangelizando milhares de pessoas por todo o Brasil. Que Deus conforte o coração de todos os cristãos que hoje perderam este grande exemplo de fé e amor ao próximo”.

“No dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, esse santo sacerdote que, com seu belíssimo apostolado levou tantas almas para Deus, foi chamado para junto do Pai. Que Deus o tenha em Sua eterna Glória”, escreveu a deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ).

O deputado federal Enrico Misasi (MDB-SP) disse que monsenhor Jonas Abib “passou a vida semeando o bem e disseminando a esperança”. “Com suas músicas e pregações, milhares de pessoas (e eu arriscaria dizer milhões) aprenderam a ter mais fé, a amar mais. Com seu silêncio, aprendemos que Deus não se manifesta no barulho e na confusão”, afirmou.

Confira também: