Nadia de Munari, uma missionária leiga italiana de 50 anos que fazia parte da Operação Mato Grosso (OMG), no Peru, morreu no sábado, 24 de abril, após ser brutalmente atacada em sua casa.

A notícia causou grande dor e tristeza na comunidade de Nuevo Chimbote, onde a missionária atendia a centenas de crianças pobres.

Segundo o jornal Diário de Chimbote, a missionária foi atacada na madrugada desta quarta-feira, 21 de abril, na casa “Mamma mia” da Operação Mato Grosso, no bairro pobre América do Sul em Nuevo Chimbote, município do litoral norte do Peru, localizado cerca de 400 quilômetros ao norte de Lima. O criminoso usou uma faca e uma corda.

No local ela dirigia seis creches e uma escola de educação infantil servindo 500 crianças.

O jornal peruano destaca que a casa “Mamma Mia” da OMG oferece “alimentação gratuita a menores e mães de baixa renda e realiza trabalho social permanente em favor dos mais necessitados da região, por isso, não dá para entender o ataque brutal sofrido pela missionária italiana, muito querida em nossa cidade”.

A Operação Mato Grosso foi fundada pelo padre salesiano italiano Ugo De Cesi e tem como objetivo formar os mais jovens, através de formação técnica e artesanal, para trabalhar pelos mais pobres.

De acordo com o testemunho das professoras que moravam com Nadia, coletado pelo Diário de Chimbote, na terça-feira, 20, todos foram dormir às 21h30, como indica o regulamento da instituição, para acordar com a oração às 6h30.

Ao ver que Nadia não acordava, vários foram até o quarto dela e a encontraram inconsciente sobre uma poça de sangue e com vários ferimentos na cabeça. Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, outra mulher, Lisbet Ramírez Cruz, também foi agredida.

A missionária foi levada ao hospital regional Eleazar Guzmán Barrón, onde o médico informou que Nadia tinha fraturas na mandíbula, antebraço e pescoço, além de vários cortes na cabeça e no rosto.

Em seguida, Nadia foi transferida para a clínica em Lima, onde morreu na madrugada de 24 de abril.

A Polícia Nacional do Peru investiga o crime mas ainda não tem informações sobre autoria ou motivo do ataque.

A notícia da morte de Nadia também teve impacto sobre a comunidade de Schio, em Vicenza (Itália), onde ela nasceu.

"Nadia é uma mártir", afirma sua mãe, de acordo com o jornal italiano Corriere della Sera. “Estas palavras não poderiam ser mais verdadeiras porque Nadia doou a sua vida, ela derramou seu sangue”, disse o padre Gaetagno Santagiuliano, pároco de Schio, ao meio italiano Adnkronos.

Em uma nota da diocese de Vicenza, o bispo local, dom Beniamino Pizziol, expressou sua tristeza pela morte da missionária leiga.

“O bispo, toda a diocese de Vicenza e todos os missionários e missionárias vicentinos do mundo se unem à dor da família De Munari, aos amigos da OMG e da comunidade cristã de Giavenale, distrito de Schio, pela perda da amada Nadia, missionária leiga e voluntária da Operação Mato Grosso no Peru há quase 30 anos”, afirma o texto.

Por meio de sua conta no Twitter, a Cáritas de Roma também expressou solidariedade para com a família de Nadia.

“A Cáritas de Roma une-se ao luto da família De Munari e da diocese de Vicenza pela perda da sua amada Nadia, missionária leiga no Peru há quase 30 anos”, diz o texto.

Confira também:

Mais em