O papa Francisco celebrará a santa missa na Quarta-feira de Cinzas, no dia 2 de março, na basílica de Santa Sabina, no Monte Aventino, em Roma.

Antes da Eucaristia, Francisco presidirá a primeira estação quaresmal na igreja de Santo Anselmo, no Aventino, e participará da procissão até a basílica de Santa Sabina, onde o papa celebrará a missa e abençoará as cinzas que serão impostas aos fiéis.

Devido à pandemia da covid-19, no ano passado o papa não celebrou a missa na basílica de Santa Sabina nem houve a tradicional procissão penitencial da igreja de santo Anselmo, no Monte Aventino, em Roma. Em 2021, Francisco celebrou uma missa restrita a poucos fiéis na Quarta-feira de Cinzas na basílica de São Pedro.

As estações quaresmais são uma das tradições mais arraigadas do início da quaresma em Roma. As estações são um rito antigo que convidam os fiéis a parar para meditar sobre a Paixão do Senhor antes de continuar com as tarefas diárias.

Tradicionalmente, os romanos paravam todos os dias da quaresma em frente a uma das igrejas do centro da cidade em memória dos mártires. Depois, realiza-se a procissão, durante a qual se cantam as ladainhas aos santos e, finalmente, celebra-se a missa.

Calendário das celebrações litúrgicas de março

Na sexta-feira, 4 de março, Francisco presidirá um Consistório Ordinário Público para a votação de algumas causas de canonização, por isso os cardeais se reunirão com o papa no Consistório às 10h30 (6h30 no horário de Brasília).

Na sexta-feira, 25 de março, na basílica de São Pedro, Francisco presidirá uma celebração penitencial às 17h (13h no horário de Brasília).

Confira também: