A solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 12 de dezembro, será celebrada este ano no terceiro domingo do advento, conhecido como o “domingo da alegria”, graças a uma dispensa especial concedida como “um grande gesto de benevolência e solicitude amorosa do Santo Padre” à Igreja no México.

Em um decreto divulgado em 20 de setembro, a Conferência Episcopal Mexicana (CEM) informou que, “a pedido dos Bispos do México, a Sé Apostólica nos autorizou a dispensa que, quando no dia 12 de dezembro coincida com um Domingo de Advento, a solenidade de Santa Maria de Guadalupe seja celebrada”.

A dispensa, segundo os bispos mexicanos, foi feita “sabendo que a Virgem Maria está claramente associada ao mistério da salvação e alenta, com seu exemplo e intercessão, a esperar jubilosa e devotamente a vinda do Senhor”.

Na sua mensagem, os bispos enfatizaram que “a celebração de Santa Maria de Guadalupe é centenária e de grande enraizamento no povo do México, tanto nos fiéis leigos como na vida religiosa e nos ministros ordenados, e com razão foi estabelecida como festa de preceito na nossa Pátria”.

“Com efeito, os fiéis peregrinam até ela e imploram constantemente a sua materna proteção, mas todos os anos, de forma muito especial, no dia 12 de dezembro”, afirmaram.

No decreto deste 20 de setembro, a CEM autoriza que este ano “possam ser usados os textos litúrgicos da solenidade de Santa Maria de Guadalupe nas celebrações com a assistência popular, tanto na celebração da Eucaristia como na Liturgia das Horas”.

No entanto, especificou, “para que não se perca o sentido do Domingo de Advento”, a segunda leitura deverá ser a do terceiro domingo de advento, tanto nas missas vespertinas como em todas as missas do dia 12 de dezembro.

Além disso, na homilia, cada sacerdote deve fazer menção ao advento e, na oração dos fiéis, pelo menos um pedido deve ser feito com o sentido do advento. Deve também concluir com a oração coleta do domingo de advento.

Confira também: