O Vigário do Papa Francisco para a Diocese de Roma, Cardeal Angelo de Donatis, presidirá uma marcha e vigília de oração pelos mártires do nosso tempo.

Trata-se da iniciativa "Caridade até o martírio", promovida pela Diocese de Roma e pela Comunidade de Sant'Egidio, que será realizada na próxima quinta-feira, 21 de março.

A programação prevê o início da marcha no Coliseu às 18h (hora de Roma), com a oração do terço e as ladainhas dos mártires, até chegar à Basílica de São Bartolomeu de Roma, onde acontecerá uma vigília de oração.

Durante o momento de oração, será transmitido um vídeo com o testemunho do irmão Jean Pierre Schumacher, único sobrevivente do massacre de Tibhirine, na Argélia, em março de 1996. Além disso, vários nomes de mártires contemporâneos serão mencionados junto com uma breve explicação de seus contextos e se acenderá uma vela por cada um deles.

No final, o Cardeal De Donatis compartilhará algumas reflexões com os participantes.

Por outro lado, um dos organizadores da vigília de oração, Mons. Marco Gnavi, pároco da Basílica de Santa Maria em Trastevere, destacou que esta iniciativa permitirá uma imersão "no mistério da humilde força do Evangelho, olhando os rostos, a humanidade, a fraqueza daqueles que experimentaram a caridade, o amor à Igreja, as expectativas de paz e de justiça em contextos de perigo extraordinário, sem renunciar ao amor".

Assim, Mons. Gnavi destacou que o testemunho desses mártires contemporâneos "estimula uma nova generosidade e a busca da unidade".

Dia de oração e jejum

Três dias depois, a Diocese de Roma celebrará um "Dia de oração e jejum em memória dos mártires missionários". Em concreto, em 2018, foram assassinados 35 sacerdotes, um seminarista e 4 leigos.

Confira também:

Papa pede que pensemos nos mártires de hoje quando reclamamos porque falta algo