Margarida Occhiena, mãe de São João Bosco, fundador dos Salesianos, foi declarada Venerável pelo Papa Bento XVI através de um decreto publicado hoje pela Congregação para a Causa dos Santos.

A notícia se dá a poucos dias de cumprir-se 150 anos, em 25 de novembro, da partida de Mamãe Margarida à Casa do Pai, como chama carinhosamente a Família Salesiana a quem considera "colaboradora de seu filho nos primeiros passos de sua obra educativa".

"Os salesianos reconhecem que a Congregação Salesiana nasceu no regaço de Mamãe Margarida, como era conhecida por todos, contribuindo sua presença maternal e feminina ao Sistema Preventivo", diz no site donbosco.es.

O decreto foi lido pelo Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins. Estiveram presentes o Reitor Maior dos Salesianos, Dom Pascal Chávez, o Postulador Geral da causa, Dom Enrico dal Cóvolo, o prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticano e também salesiano, Dom Rafael Farina, entre outros. Ao final, o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, fez-se presente e deu sua bênção.

"Consta que a Serva de Deus Margarida Occhiena viúva de Bosco, mãe de família, exercitou heroicamente as virtudes teologais da Fé, da Esperança e da Caridade, tanto para Deus como para o próximo, assim como as virtudes cardeais da Prudência, Justiça e Moderação, e outras virtudes anexas a estas", afirma o texto com data 23 de outubro.

Culminada a cerimônia, o Reitor Maior indicou que se trata de "uma jornada memorável para a Família Salesiana que vê como mamãe Margarida dá um passo a mais para os altares. É um acontecimento muito esperado faz tempo que por todo mundo salesiano e para o que nos preparamos com muitas iniciativas em honra da mãe de Dom Bosco".

"Mulher forte, de idéias claras, de fé robusta", qualifica donbosco.es a mãe Margarida. Assim, relata que à idade de 58 anos decide deixar a tranqüilidade em seu povoado e seguir seu filho "em sua missão entre os moços pobres e abandonados do Turim".

"Aqui, durante dez anos, mãe e filho uniram suas vidas com os inícios da Congregação Salesiana. Ela foi primeira e principal cooperadora de Dom Bosco e, com sua amabilidade feita vida, contribuiu sua presença maternal ao Sistema Preventivo", afirma.

Leia a biografia completa de Margarida Occhiena em http://www.donbosco.es/noticias/articulo.asp?id=2974