Na tarde de segunda-feira, 15 de novembro, as ruas de Paranaguá (PR) foram tomadas por uma multidão em homenagem a Nossa Senhora do Rocio. Embora a programação oficial previsse a realização de carretada, por causa das medidas sanitárias impostas por causa da pandemia de covid-19, mais de 50 mil devotos decidiram seguir a pé na 208ª procissão solene em honra à padroeira do Paraná.

“Foi lindo! Uma grande multidão acompanhou a procissão solene, muito mais gente a pé do que de carro. Foi uma grande demonstração de fé e alegria por celebrar a festa da padroeira”, disse o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves.

A procissão saiu às 16h do Santuário do Rocio, em direção à Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário. A estimativa de participação de mais de 50 mil pessoas foi divulgada pela emissora de televisão TVCi. Muitos devotos decidiram realizar o trajeto a pé também para pagar promessa.

“Eu nunca fui muito religiosa, não costumava ir à igreja, mas, no começo do ano passei por uma situação muito difícil. Meu pai teve covid-19 e ficou muito mal. Nos momentos difíceis, costumamos nos apegar a Deus e foi o que aconteceu comigo. Durante os 28 dias em que ele ficou internado, passei a frequentar o Santuário do Rocio e pedir a Nossa Senhora do Rocio por sua cura. E ele recebeu a cura por intercessão da Mãe do Rocio. Por isso, hoje estou aqui participando dessa linda procissão e, a partir deste ano, em todos os anos seguintes participarei com alegria”, disse ao site do santuário Juliana dos Santos Albuquerque, de 18 anos, que participou, pela primeira vez, da procissão.

No trajeto, o andor com a imagem de Nossa Senhora do Rocio passou pelas principais ruas de Paranaguá. Pelo caminho, residências estavam enfeitadas com faixas e cartazes e moradores aguardavam na porta de suas casas.

A imagem de Nossa Senhora do Rocio fica na Catedral de Paranaguá até a noite de hoje, quando retornará ao Santuário. “Também promete ser muito bonita, porque será à noite, iluminada, partindo às 19h da Catedral Diocesana para trazer a imagem da Mãe do Rocio ao seu Santuário”, disse padre Dirson.

A festa da padroeira do Paraná é um dos grandes eventos religiosos do Brasil. Em 2019, antes da pandemia, cerca de 300 mil pessoas participaram da festividade. Em 2020, a programação passou a ser restrita, devido às medidas sanitárias impostas por causa da pandemia de covid-19. Neste ano, porém, foi possível retomar a maior parte das procissões, como a 1ª procissão motociclística, a 7ª cavalgada da fé, a 15ª procissão motorizada, a 9ª procissão ciclística e a 208ª procissão solene. Só não foi possível realizar a procissão marítima por causa de reparos que estão sendo realizados no trapiche do Rocio.

Durante o dia, foram celebradas várias missas no Santuário do Rocio. A missa solene foi presidida pelo bispo de Paranaguá, dom Edmar Peron. Em sua homilia, dom Edmar falou sobre a realização da festa de Nossa Senhora do Rocio no contexto da pandemia. “Nós sempre procuramos e gostamos de estar juntos de nossa mãe, mas, quando a coisa apura, queremos ainda mais estar perto. Acredito que quando a dor é maior, temos essa necessidade de ficarmos em silêncio na presença de Nossa Senhora, para podermos abrir o coração, nos sentirmos acolhidos e, como diz o tema deste ano, nos sentirmos envolvidos pelo amor da Santíssima Mãe”, disse dom Peron. Neste ano, o tema da festa da padroeira foi “Mãe do Rocio, envolvei-nos em vosso manto de amor e proteção”.

Confira também: