Recente boletim publicado pela Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP) registra 347 sacerdotes diocesanos que testaram positivo para o novo coronavírus, dos quais 21 faleceram por causa de complicações causadas pela Covid-19.

O relatório da comissão, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi divulgado na terça-feira, 28 de julho, e teve por base consulta aos 18 regional da Conferência Episcopal.

De acordo com os dados apresentados pelos regionais, o que apresentou maior número de padres infectados por Covid-19 é o Norte 2 da CNBB, que abrange os estados do Pará e do Amapá, o qual contabiliza 58 presbíteros com o coronavírus e 6 mortes.

Em seguida, aparece o regional Nordeste 2, que corresponde aos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Nesta região, 57 sacerdotes foram infectados e registraram 3 falecimentos.

Já o regional Sul 1, com dioceses e arquidioceses do estado de São Paulo, é o terceiro com maior número de infectados pelo coronavírus, com 38 sacerdotes que testaram positivo e 1 morte.

Logo após, aparece o regional Nordeste 1, isto é, o estado do Ceará, com 37 padres infectados e 4 casos de falecimento.

O regional Nordeste 3, que engloba os estados da Bahia e Sergipe, é o quinto na lista, com20 padres com Covid-19, sem mortes registradas.

Segundo a CNP, dos 18 regionais da Conferência, apenas no regional Oeste 1, Mato Grosso do Sul, não há registro de padre infectado por covid-19.

Além disso, a Comissão também incluiu em seu relatório os bispos que testaram positivo para Covid-19, conforme dados publicados anteriormente pela CNBB.

Entre os Prelados brasileiros, contraíram a Covid-19: Dom Juarez Souza da Silva, Bispo de Parnaíba (PI); Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém (PA); Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo auxiliar de Belém (PA); Dom Edson Tasquetto Damian, Bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM); Dom Ailton Menegussi, Bispo de Crateús (CE); Dom Plínio José da Luz, Bispo de Picos (PI); Dom Vítor Agnaldo de Menezes, Bispo de Propriá (SE); Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, Bispo de Colatina (ES); e Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal (RN).

Além desses outros dois Bispos faleceram devido ao coronavírus: o Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, que morreu em 14 de abril, aos 70 anos; e o Bispo de Palmares, Dom Henrique Soares da Costa, que faleceu em 18 de julho, aos 57 anos.

Confira também: