Uma vez mais a comunidade cristã é atacada em uma de suas datas mais importantes em países onde é uma minoria. Desta vez, ocorreu no Sri Lanka onde uma série de atentados em igrejas cristãs deixou até o momento mais de 200 vítimas fatais e 450 feridos, segundo as autoridades do país.

Entre as igrejas atacadas está o Santuário de Santo Antônio, na capital Colombo. O templo é um dos edifícios cristãos mais emblemáticos do Sri Lanka e um santuário nacional bastante frequentado.

Outra a igreja atacada foi a São Sebastião em Negombo, uma cidade com um número expressivo de católicos no norte de Colombo. A explosão derrubou o teto e destruiu as janelas e as portas da igreja que ficou extremamente danificada.

Também foi atacado um templo evangélico em Batticaloa, a centenas de quilômetros das outras explosões.

A Polícia local informou que as primeiras explosões ocorreram de forma quase consecutiva, entre 8:45 e 9 da manhã, horário local. Nas igrejas católicas as explosões ocorreram em plena celebração da Santa Missa.

Segundo diversos meios de comunicação, a polícia pediu calma aos cidadãos e que permanecessem dentro de suas casas.

O ministro para as Reformas Econômicas do Sri Lanka, Harsha de Silva, visitou o lugar dos atentados e assegurou através do Twitter que criou um comitê especial para resolver esta crise após as “cenas horríveis” que viu.

O Sri Lanka tem cerca de 22 milhões de habitantes. Os cristãos representam o 7% da população, enquanto os budistas são 70%, os hinduístas 15% e os muçulmanos 11%.

Esta não é a primeira vez que os cristãos são atacados em plena Semana Santa em um país onde são minoria.

Em 9 de abril de 2017, no Domingo de Ramos, 30 pessoas foram assassinadas e ao menos 70 ficaram feridas em um ataque suicida à igreja copta de Tanta (Egito). Outro terrorista suicida atentou contra a igreja de São Marcos no distrito da Manshyia na Alexandria, deixando 16 mortos e 66 feridos.

No dia 27 de março de 2016, também no Domingo de Páscoa, ao menos 75 pessoas foram assassinadas e outras 340 ficaram feridas no atentado suicida contra o parque Gulshan-E-Iqbal, em Lahore (Paquistão), onde os católicos celebravam a Santa Missa pela Ressurreição de Cristo. Também morreram vários muçulmanos que se encontravam nas redondezas do lugar.

No dia 2 de abril de 2015, uma Quinta-feira Santa, terroristas muçulmanos ingressaram na Universidade de Garissa, no Quênia, e assassinaram 148 estudantes cristãos, deixando mais de 70 feridos.

Por sua parte o Papa Francisco expressou sua proximidade aos fiéis deste país com a seguinte mensagem:

“Recebi com tristeza e dor a notícia dos graves atentados que, precisamente hoje, no dia da Páscoa, levaram luto e dor a algumas igrejas e outros locais de encontro no Sri Lanka. Desejo manifestar minha afetuosa proximidade à comunidade cristã, atingida enquanto estava reunida em oração e a todas as vítimas de tão cruel violência. Confio ao Senhor os que morreram tragicamente e rezo pelos feridos e por todos aqueles que sofrem por causa deste acontecimento dramático”.

Confira: