Mais de 200 crianças de toda a Bulgária receberam a Primeira Comunhão das mãos do Papa Francisco nesta segunda-feira, 6 de maio, em uma Missa celebrada na Igreja do Sagrado Coração, da cidade búlgara de Rakovsky.

"Queridas crianças. Agora vocês receberão Jesus. Não se distraiam, não pensem em outras coisas, apenas pensem em Jesus. Venham ao altar para receber Jesus, em silêncio. Façam silêncio no coração Pensem que é a primeira vez que Jesus vai até vocês. Depois, virão muitas outras vezes. Pensem nos seus pais, nos seus catequistas, nos seus avós, nos seus amigos. Se brigaram com alguém, perdoem de coração antes de vir. Em silêncio, recebamos Jesus”, disse o Pontífice antes de lhes dar a Eucaristia.

Além disso, na homilia, o Papa lhes pediu que sempre se lembrem de que o "nosso cartão de identidade é este: Deus é nosso Pai, Jesus é nosso Irmão, a Igreja é a nossa família, nós somos irmãos, a nossa lei é o amor" .

Também os incentivou a perseverarem na sua vida de fé, e lembrou-lhes que a Primeira Comunhão é um ponto de partida a partir do qual deverão crescer em sua vida cristã. "Lembrai-vos que este é o sacramento da Primeira Comunhão e não da última; lembrai-vos que Jesus sempre vos espera. Por isso, espero que a de hoje seja o início de muitas Comunhões, para que o vosso coração esteja sempre, como hoje, em festa, cheio de alegria e sobretudo de gratidão".

"Fazer a Primeira Comunhão – enfatizou – significa querer estar cada dia mais unido a Jesus, crescer na amizade com Ele e desejar que também os outros possam gozar da alegria que Jesus nos quer dar. O Senhor precisa de vós para poder realizar o milagre de envolver com a sua alegria muitos dos vossos amigos e familiares".

Da mesma forma, o Papa refletiu sobre o significado das roupas brancas das crianças ao receber pela primeira vez a comunhão "Vejo-vos aqui vestidos com as túnicas brancas: é um sinal importante e lindo. Porque estais vestidos de festa. A Primeira Comunhão é, antes de mais nada, uma festa, na qual celebramos Jesus que quis ficar sempre ao nosso lado e nunca Se separará de nós. Festa que foi possível graças aos nossos pais, aos nossos avós, às nossas famílias e comunidades que nos ajudaram a crescer na fé".

Finalmente, o Papa Francisco insistiu para as crianças se lembrarem de suas famílias, sacerdotes e catequistas. "Hoje você pede a Jesus para a sua família, seus pais, seus catequistas, seus sacerdotes, seus amigos. Você pedirá a Jesus por todos eles?".

Confira também: