A Sala de Imprensa do Vaticano informou em 10 de julho que Mons. Massimo Palombella, Diretor-Mestre da Capela Musical Pontifícia ou Coro da Capela Sistina, renunciou ao cargo após ser investigado por suposta má gestão econômica.

"Recentemente, Mons. Massimo Palombella finalizou seu serviço como Diretor-Mestre da Capela Musical Pontifícia. O Santo Padre aceitou o pedido do maestro para deixar seu trabalho", assinala o comunicado do Vaticano.

"A decisão foi tomada depois de ter obtido o parecer unânime da Congregação dos Salesianos de Dom Bosco e do Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice. Mons. Palombella está agora à disposição da Congregação Salesiana para o novo ministério que lhe será confiado", conclui o texto.

Mons. Palombella serviu como diretor da Capela Musical Pontifícia desde 16 de outubro de 2010, sendo confirmado em novembro de 2015. Em 17 de janeiro de 2019, o Papa Francisco decidiu que a Capela Musical faria parte do Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, por isso, desde então, Mons. Palombella respondia a Mons. Guido Marini.

Em 12 de setembro de 2018, a Sala de Imprensa do Vaticano disse que estava em andamento, há alguns meses, uma investigação sobre aspectos econômicos do coro, liderado pelo Arcebispo Mario Giordana, Núncio Apostólico Emérito da Eslováquia.          

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A investigação se centrou nos supostos crimes de lavagem de dinheiro, fraude contra o Estado e peculato. Durante a mesma, houve algumas denúncias dos pais dos menores membros do coro sobre supostos maus-tratos.

O diretor interino da Sala de Imprensa do Vaticano, Alessandro Gisotti, disse aos jornalistas em Roma que, "com a conclusão dos serviços de Mons. Palombella, a condução interina da Pontifícia Capela Sistina da Música foi confiada ao Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Monsenhor Guido Marini, e a Monsenhor Marcos Pavan, atualmente Mestre dos Pueri Cantores da mesma Capela Sistina".

Confira também: