A história e testemunho de vida do brasileiro Servo de Deus Guido Schäffer chegará a Portugal por meio da publicação de um livro sobre o seminarista surfista, que será lançado no próximo dia 25 de agosto.

“Um ‘Santo’ Surfista – O servo de Deus Guido Shäffer” tem como autor Padre Ricardo Figueiredo,  do Patriarcado de Lisboa, e será lançado pelo Paulus Editora, às 18h, Wave Center – Baleal, em Peniche. A sessão de lançamento também contará com a presença de Miguel Medeiros Cardoso, um jovem surfista que escreveu o prefácio da obra.

Guido Vidal França Schäffer foi um jovem seminarista, médico e surfista, que faleceu em 2009, enquanto surfava na Praia do Recreio, no Rio de Janeiro.

Nascido em 22 de maio de 1974, em Volta Redonda (RJ), era filho dos católicos Guido Manoel Vidal Schäffer e de Maria Nazareth França Schäffer, que desde cedo o incentivaram a seguir os caminhos de Deus.

Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde se formou em medicina e atuou na Santa Casa de Misericórdia.

Sua vocação ao sacerdócio surgiu quando já era médico, ao meditar o Evangelho de Lucas: “A estas palavras, Jesus falou: Ainda te falta uma coisa: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me.” (Lc 18, 22).

Ingressou no Seminário Arquidiocese de São José em 2008. Em 1º de maio de 2009, aos 34 anos, morreu afogado quando surfava, quando faltava aproximadamente 1 ano para se tornar padre. O jovem médico foi vítima de uma contusão na nuca que gerou desmaio e afogamento.

O chamado “Anjo surfista” deixou uma marca entre os mais necessitados devido ao trabalho que fazia com os indigentes junto às irmãs Missionárias da Caridade, a congregação fundada por Santa Teresa de Calcutá.

O processo de beatificação do Servo de Deus Guido Schäffer foi aberto em janeiro de 2015, após o Vaticano conceder o ‘Nihil Obstat’, a autorização formal que assinala que não existe nenhum impedimento para tal processo.

Confira também: