Várias entidades culturais e associações vicentinas em Valência, iniciaram uma campanha para propor a declaração de São Vicente Ferrer como “doutor da Igreja” , no marco da celebração  do 550º aniversário de sua canonização, prevista para no próximo mês de junho.

A proposta foi impulsionada pelo Capítulo de "Cavallers Jurats de Sant Vicent Ferrer" em resposta ao desejo expresso em mês passado de setembro pelo Arcebispo de Valência, Dom Agustin García-Gasco, e o Mestre Geral da Ordem de Pregadores (dominicanos), Carlos Azpiroz.

O presidente do Capítulo de “Cavallers Jurats”, Ignácio Carrau explicou que a proposta pretende “destacar  São Vicente Ferrer como eminente mestre da fé para os fiéis de todos os tempos”, e dirigiu um chamado a “todas as entidades representativas de Valência, fundamentalmente aquelas vinculadas com o santo, para obter este reconhecimento de caráter universal”.

Uma vez que cada entidade decidir apoiar a petição de forma oficial, o texto será enviado ao Mestre Geral dos dominicanos e ao Arcebispo para que, por sua vez, dirijam a solicitude à Congregação da Causa dos Santos do Vaticano.