Para marcar o retorno das missas presenciais na Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi lançada nesta quinta-feira, 2, a canção “De volta à Santa Missa”. A iniciativa idealizada pelo Seminário Arquidiocesano São José pretende ser uma sugestão para o Canto de Comunhão ou Ação de Graças nesse período de reabertura das Igrejas depois da fase de isolamento por causa do novo coronavírus.

Conforme informações do site da arquidiocese, as 273 paróquias, os santuários e as capelas da arquidiocese voltarão a celebrar missas com a presença de fiéis a partir do dia 4 de julho. Pe. André Luiz Rodrigues da Silva, Diretor Espiritual do Seminário São José, é o autor da música, que surgiu num ambiente inspirado pela oração e pela reflexão sobre o modo como temos vivenciado este período tão intenso para a vida da Igreja.

A canção tem participação especial de Adriana Arydes, Davidson Silva e Olivia Ferreira. A Arquidiocese convida as paróquias e demais realidades religiosas para utilizar a música, que pode ser baixada através do site da @arqrio e da @catedralfm106.7.

 “As missas serão retomadas após três meses suspensas por causa da pandemia do Covid-19. É uma boa notícia, e como o salmista podemos dizer: ‘Que alegria quando me disseram: vamos à casa do Senhor’ (Sl 121). Tudo isso foi decidido ouvindo os bispos auxiliares, os vigários episcopais, o clero e também médicos, cientistas, infectologistas e epidemiologistas que nos auxiliam e nos orientam sobre o assunto”, disse o arcebispo.

No início de junho, a Cúria Metropolitana emitiu as “Orientações Arquidiocesanas para as celebrações com presença do povo”. O acesso dos fiéis será limitado a 30% da capacidade de cada templo, o documento propõe a marcação prévia do horário para comparecer à missa, para evitar filas e lotação indevida. Para esse fim, foram sugeridas plataformas digitais como Sympla, telefonemas à secretaria e grupos de WhatsApp.

Segundo Dom Orani, as missas presenciais serão retomadas com muita responsabilidade, providenciando um ambiente seguro e saudável. O cardeal reforçou que não há nenhum impedimento jurídico, pois o Tribunal de Justiça do Estado validou as orientações dos decretos do Estado e do município do Rio.

“Há necessidade da higienização, do respeito ao número reduzido de fiéis, do distanciamento entre as pessoas, do uso de máscaras, de álcool em gel e de todas as demais precauções para que cada pessoa não corra riscos. Lembramos que continua valendo a dispensa do preceito dominical para as pessoas que não puderem participar das celebrações, principalmente as que fazem parte do grupo de risco”, pontuou o arcebispo.

As igrejas da arquidiocese também aumentaram o número de missas para permitir que os fiéis tenham mais oportunidade de participar das celebrações. O bispo auxiliar do Rio, Dom Antonio Dias Duarte, que é reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Recreio dos Bandeirantes, orientou os fiéis a reservarem com antecedência o dia e horário de participação na Santa Missa para que não aconteçam aglomerações.

“Peço que as pessoas colaborem com as equipes que vão orientar a entrada, a acomodação e a fila da Comunhão. É preciso observar o distanciamento de dois metros, todos devem usar máscaras e higienizar as mãos. Devemos ser um exemplo para a sociedade. Agradeço a todos a compreensão e colaboração”, disse Dom Antonio.

Confira o vídeo de Dom Antonio:

https://www.facebook.com/SomosTardeComMaria/videos/1181487105538990/

Veja a canção “De volta à Santa Missa”:

https://www.youtube.com/watch?v=lJQbe1t_SkQ

Confira a íntegra das orientações da Cúria Metropolitana:

https://drive.google.com/file/d/1brmfFVv8qz0v77FU6QVIm_Rx99h-0w5y/view

Confira: