A Rainha Isabel II da Inglaterra designou como arcebispo de Canterbury e máximo líder dos anglicanos o bispo anglicano de Durham, Justin Welby, que até 1987 trabalhou como executivo no setor petroleiro, segundo informou o primeiro-ministro britânico, David Cameron, em sua conta oficial de Twitter.

A agência Europa Press assinala que o primeiro-ministro informou que "Downing Street tem o prazer de anunciar a nomeação de Justin Welby como arcebispo de Canterbury". Welby sucede Rowan Williams, que anunciou no início do ano que deixaria o cargo em dezembro para dedicar-se ao ensino na Universidade de Cambridge.

Em uma coletiva de imprensa celebrada no palácio de Lambeth, sede do Arcebispado de Canterbury em Londres, o arcebispo Rowan Williams afirmou estar "encantado com a nomeação" do bispo Welby, com quem trabalhou em várias ocasiões e pôde "enriquecer-se" com essa experiência.

O bispo Welby, que assim como Rowans, é partidário de que as mulheres possam ser ordenadas como bispos, ressaltou a importância que tem a sabedoria dos bispos para o avanço dos anglicanos. "Olhando para frente, sou muito consciente de minha debilidade", disse.

O novo arcebispo de Canterbury, casado e pai de seis filhos, disse estar "assombrado" com sua nomeação e que não a esperava, e afirmou que a Igreja Anglicana está enfrentando agora alguns dos "temas mais delicados" de sua história. Além disso, destacou a "grande dívida" que tem a comunidade anglicana com seu predecessor, o reverendo Rowan Williams, segundo informou a BBC.

Welby, 56, estudou no Trinity College de Cambridge. Depois de sua etapa como executivo no setor petroleiro em Paris e Londres, começou seu serviço com os anglicanos no Saint John's College de Durham. Entre 1992 e 1995, esteve dedicado à diocese de Coventry e de 1995 a 2002, foi reitor de Southam e vigário de Ufton.

De 2005 a 2007, foi vice-decano da Catedral de Coventry e, a partir de 2007, pároco da Conventry Holy Trinity. De 2007 a 2011, foi decano de Liverpool, até que em 2011 foi nomeado bispo de Durham.

Welby assume a liderança dos anglicanos em um momento em que estes experimentam uma profunda crise iniciada há alguns anos quando algumas de suas comunidades aprovaram a ordenação de bispos abertamente homossexuais e de mulheres para o episcopado.

Estas decisões geraram um massivo êxodo de centenas de milhares de anglicanos rumo à Igreja Católica, que solicitaram sua admissão à mesma em diversos países.

Como fruto desta solicitude e em vista à crescente onda de conversão do anglicanismo ao catolicismo, em novembro de 2009, o Papa Bento XVI publicou a constituição apostólica Anglicanorum coetibus, em que estabelece o modo para que os anglicanos que assim o desejem possam ingressar na comunhão plena da Igreja Católica.

Em 15 de janeiro de 2011, a Santa Sé anunciou a criação oficial do primeiro Ordinariato Pessoal para tornar possível esta realidade, o Ordinário de Nossa Senhora de Walsingham, "uma estrutura canônica que permite uma reunião corporativa de tal modo que os ex-anglicanos possam ingressar na plena comunhão com a Igreja Católica preservando elementos de seu patrimônio anglicano".

Estados Unidos, Canadá e Austrália também contam com seus respectivos ordinariatos aos quais seguem somando-se cada vez mais anglicanos conversos.