O Bispo de Posadas, Dom Juan Rubén Martínez, assinalou que "a pobreza não se soluciona com ligadura de trombas ou outros instrumentos contra a ecologia humana, mas sim com maior eqüidade e justiça social".

Assim o indicou o Prelado argentino ao responder a uma pergunta durante a recente peregrinação jubilar a Loreto, sobre o que se pode fazer para que as indígenas pobres "tenham menos filhos".

Depois de precisar que em procurar a eqüidade "ficará em jogo o bem comum e a esperança", o Bispo destacou a importância que atribui aos pobres no Documento Conclusivo da V Conferência Geral celebrada em Aparecida, Brasil.

"De nossa fé em Cristo, brota também a solidariedade como atitude permanente de encontro, irmandade e serviço, que tem que manifestar-se em opções e gestos visíveis, principalmente na defesa da vida e dos direitos dos mais vulneráveis e excluídos, e no permanente acompanhamento em seus esforços por ser sujeitos de mudança e transformação de sua situação", disse o Prelado argentino.

Deste modo indicou que "o serviço de caridade da Igreja entre os pobres é um âmbito que caracteriza de maneira decisiva a vida cristã, o estilo eclesiástico e a programação pastoral".

"O egoísmo e a falta do sentido do bem comum estão na raiz de nossos males. Neste domingo de advento a Palavra de Deus nos exorta a que estejamos prevenidos, porque o Senhor virá à hora menos pensada. Evidentemente nossa sociedade precisa converter-se ao bem comum e à justiça. A esperança cristã nos impulsiona a nos sentir responsáveis para reverter o flagelo da exclusão", finalizou.