A Justiça mexicana recusou a queixa por discriminação apresentada por ativistas do movimento LGTB (lésbicas, gays, transexuais e bissexuais) contra a deputada Elsa Méndez, defensora da vida e da família.

Ativistas LGTB queria que Elsa Méndez, deputada do estado mexicano de Querétaro, respondesse pelo crime de discriminação, ao defender publicamente a vida desde a concepção e o casamento formado por um homem e uma mulher. Na manhã de ontem, um juiz indeferiu o caso por não encontrar provas suficientes para a acusação.

O presidente da Frente Nacional por la Familia (FNF), Rodrigo Iván Cortés, comemorou que com a sentença judicial “a liberdade de expressão, a defesa da vida e da família prevaleceram sobre as injustas acusações e a tentativa de processo penal da deputada Elsa Méndez”.

O presidente da FNF animou os seguidores da deputada Elsa Méndez nas redes sociais para que reforçassem seu apoio, especialmente no Twitter, com os hashtags #TodosSomosElsa e #LibertadDeExpresion.

“Reafirmemos a importância da liberdade, da vida e da família”, disse, alentando ainda a “dar a mensagem de que não se deve perseguir penalmente absolutamente a ninguém sob falsas acusações de falsas discriminações de falsos direitos”.

“O que deve prevalecer”, continuou, é “a liberdade de expressão, a defesa da vida e a defesa da família”.

Mario Romo, diretor nacional da Rede Família, que reúne mais de 1,2 mil ONGs mexicanas, afirmou que essa vitória judicial “é um antecedente muito importante para não permitir que violem o direito à liberdade de expressão e de crença”.

“Cada um é livre e responsável de expressar suas ideias com base em suas crenças e valores. Nunca um legislador deve ser preso por defender suas convicções”, disse ele.

“Na Rede Família sempre defenderemos os legisladores que promovam o bem-estar da família, a defesa da vida e o direito dos pais a educar seus filhos. Os legisladores corajosos que defendem a inocência e a estabilidade emocional de nossos filhos”, acrescentou.

No final da audiência, junto com o numeroso grupo que expressou seu apoio ao exterior das instalações judiciais, Elsa Méndez disse que “sempre confiei na justiça e hoje estou muito feliz em dizer-lhes que não fui vinculada a um processo pelo provável delito de discriminação”.

“Sempre respeitamos toda pessoa. Sempre defendemos a vida de todos os mexicanos, porque toda vida é digna de ser vivida”, disse ela.

“Por isso hoje continuamos de pé, com mais força, com esperanças renovadas para trabalhar por esta causa que é justa. Estamos trabalhando pela verdade”, afirmou.

“Sim à vida, sim à família e às nossas liberdades fundamentais. Vamos juntos e juntos somos mais fortes”, concluiu.

Confira também: