A junta militar de Mianmar incendiou uma igreja católica histórica em Chan Thar, um vilarejo de maioria cristã na região de Sagaing. A junta governa o país desde que deu um golpe de Estado de 2021.

O site local The Irrawaddy informou que a igreja de Nossa Senhora da Assunção, construída em 1894, foi totalmente queimada no domingo (15), um dia depois que os mesmos soldados queimaram centenas de casas na cidade.

A casa paroquial e um convento de freiras também foram destruídos. Só ficaram de pé uma gruta da Virgem Maria e a capela do Santíssimo Sacramento.

“Eles chegaram por volta das 8h de sábado. Queimaram casas o dia todo. Depois, ficaram no recinto da igreja e saíram esta manhã depois de incendiá-lo”, contou um morador ao The Irrawaddy.

Outro disse que não houve mortes porque os moradores fugiram para áreas próximas a Mandalay, a segunda maior cidade do país, antes da chegada do exército.

 “Estamos profundamente tristes que nossa igreja histórica tenha sido destruída. Era a nossa última esperança”, lamentou um católico, segundo UCA News.

O vilarejo de Chan Thar foi atacado quatro vezes pela junta militar desde 2021. Os militares queimaram casas e edifícios a fim de acabar com a resistência contra o governo, especialmente por parte de grupos de defesa.

Em 12 de janeiro, a junta militar bombardeou o vilarejo de Lay Wah, no estado de Karen, destruindo duas igrejas e matando cinco pessoas, incluindo uma mãe e sua filha de dois anos.

Um pastor da igreja batista, um diácono católico e um leigo também morreram.

Após o golpe militar de fevereiro de 2021, forças pró-governo atacaram igrejas e conventos nos estados de maioria cristã de Kayah, Chin, Karen e Kachin. Dezenas de padres e pastores cristãos também foram presos e mortos.

Mais de 12 mil pessoas foram presas e cerca de 1,6 mil foram mortas no conflito, entre as quais 50 crianças.

Confira também: