Continuando com as atividades do “Jubileu Extraordinário da Misericórdia no Continente Americano”, mais de cem bispos, sacerdotes, religiosos e leigos que participaram do evento visitaram 27 obras de misericórdia realizadas pela Igreja em Bogotá (Colômbia), a favor dos mais necessitados, compartilhando também momentos de proximidade com os voluntários e pessoas beneficiadas.

Deste modo, divididos em vários grupos, os bispos puderam conhecer obras como a Fundação do Bom Pastor- Casa Refúgio, localizada no bairro Santafé, onde um grupo de religiosas e voluntárias dirigidas pela Irmã Rosalba Navarro, resgatam mulheres que caíram na prostituição e, através do Evangelho, mostram-lhes um caminho diferente.

Perto desta casa, encontra-se também a obra Servidores do Servidor, criada pela Comunidade Donum Christi, leigos consagrados liderados pelo Irmão Jorge Andrade, que atendem pessoas vulneráveis e menores que correm perigo. Para isso, administram refeitórios que atendem gratuitamente as crianças e os idosos todos os dias.

Além disso, criaram um Lar de crianças, para atender os menores que vivem em situação de vulnerabilidade no bairro Santafé. Os irmãos e voluntários se preocupam ainda a fim de que as crianças recebam uma alimentação adequada, como também estudem na escola e mantenham um bom rendimento.

Outra obra de misericórdia promovida pela Igreja em Bogotá é o Centro Ambulatório Medalha Milagrosa, administrado pela comunidade religiosa das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Dirigidas pela Irmã Nohemy Sánchez Castro, as irmãs e voluntários atendem pessoas de rua em situação de risco ou que por algum motivo caíram na delinquência ou nas drogas.

Por sua parte, orientam e acompanham “processos pedagógicos de reeducação e inclusão na sociedade”, assim como de prevenção.

Além disso, as religiosas vicentinas dirigem o Centro Social Nazaré, onde, entre outras coisas, atendem as mulheres deslocadas pelo conflito interno, oferecendo-lhes cursos para que possam trabalhar.

Em declarações ao Grupo ACI, o Arcebispo de Miami (Estados Unidos), Dom Thomas Wenski, destacou esta iniciativa. “Nos dois últimos dias estávamos meditando sobre a misericórdia e hoje devemos aterrissar e ver a misericórdia em obras concretas”, assinalou.

O Prelado visitou o Centro Ambulatório Medalha Milagrosa e afirmou que é “uma obra maravilhosa que ajuda as pessoas que viviam na rua, assim como recuperam a dignidade daquelas pessoas que eram viciadas nas drogas a fim de que encontrem um futuro de esperança”.

Nesse sentido, Dom Wenski indicou que a “vida espiritual não deve nos afastar das preocupações terrestres, pois esta terra é o nosso único caminho para o Céu e, então, não podemos descuidar deste caminho”.

Confira também: