O Jubileu da Misericórdia acaba de começar e existem muitas iniciativas que estão sendo feitas a fim de celebrá-lo. À espera de que Papa Francisco abra a Porta Santa da Basílica de São João Latrão e de um centro de acolhida da Cáritas, no próximo domingo, 13, foi aberta a Porta da Esperança do hospital infantil Bambino Gesù, no último dia 9 de dezembro, em Roma.

A Porta da Esperança é uma cópia da Porta Santa da Basílica de São Pedro, a qual foi aberta pelo Pontífice no último domingo, Solenidade da Imaculada Concepção, para inaugurar o Ano Santo.

Esta Porta foi feita pelos pequenos pacientes nos espaços de brinquedos dentro do centro, foi transformada desta forma, em espaços criativos guiados por professores da escola do hospital, administrada pelo Instituto Virgilio.

Em um comunicado, o hospital explicou: “Nosso objetivo é dar de presente aos pequenos pacientes e às suas famílias a sensação de ser parte de uma comunidade de amor e de misericórdia, pois o caminho do Jubileu nos conduz a esta meta”.

O Capelão do hospital, Luigi Zucaro, afirmou: “Existe uma profunda união entre a conversão e aquilo que sofremos nas situações especiais. O sofrimento não é apenas uma dor física, mas sobretudo interior pela falta de sentido”.

Esses pacientes desenharam as diferentes placas de cobre, que representam cenas do Antigo e do Novo Testamento escolhidas por eles mesmos.

A iniciativa da Porta da Esperança do hospital infantil permanecerá durante todo a Ano Jubilar e mostrará um itinerário histórico-artístico sobre as peregrinações do passado, cada dois meses, focalizado de maneira particular nas etapas limítrofes ao hospital: o famoso bairro do Trastevere e a penitenciaria Regina Coeli, entre outros, e terminará na Basílica de São Pedro.

Além disso, na próxima quinta-feira, 17, será aberta a Porta da Misericórdia na capela do hospital Bambino Gesú em Palidorio, localizado perto de Roma, com o qual a diocese de Porto Santa Rufina entrará no Jubileu.