Os jovens em Roma rezaram pela intercessão de São João Paulo II na última semana do Sínodo dos Bispos de 2018.

Por ocasião da festa de São João Paulo II, foi realizada em 22 de outubro uma Hora Santa na qual também meditaram suas reflexões do Evangelho na igreja de São Lourenço, em Piscibus, lugar ao qual o Pontífice pediu para transformar em um centro juvenil internacional na década 1980.

O centro de São Lourenço fica perto da Praça de São Pedro. Atende jovens romanos e peregrinos. O centro juvenil também acolhe a cruz original da Jornada Mundial da Juventude.

"São João Paulo II nos disse: 'Não tenham medo'. Ele disse: Vocês são é o futuro'. Agora é o futuro e recordamos tudo o que nos ensinou. A juventude, os jovens que cantaram esta noite, tem perguntas sobre a eternidade", disse à CNA – agência em inglês do Grupo ACI – Mayda Rojas, que ajudou a organizar a Hora Santa com a organização mundial de jovens World Youth Alliance.

Alguns Padres Sinodais, entre eles o Arcebispo de Durban (África do Sul), Cardeal Wilfrid Fox Napier, e o Arcebispo húngaro grego, Dom Péter Fülöp Kocsis, se uniram aos jovens durante a vigília de oração.

Nas meditações, havia um trecho de "Cruzando o limiar da esperança", livro-entrevista de São João Paulo II:

“O que é juventude? Não é apenas um período da vida que corresponde a uma determinada faixa etária, mas uma qualidade da alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã. No período que habitualmente se denomina juventude, o jovem – como aquele do Evangelho – procura a resposta às suas interrogações fundamentais; não somente o sentido da vida, mas, também, um projeto concreto para começar a construir sua vida. É esta a característica mais essencial da juventude”.

“Cada responsável, começando pelos pais, assim como cada pastor, deve conhecer esta característica e deve saber identificá-la em cada menino e menina. Além disso: deve amar esse aspecto fundamental da juventude”, o Papa respondeu ao jornalista Vittorio Messori.

Finalmente, Rojas destacou que "os jovens estão muito interessados ​​em saber como é a vida de um missionário", mas "não querem a maneira mais fácil, querem conhecer a verdadeira experiência".

"Queremos que todos estes jovens e bispos recordem que sabemos qual é a resposta: Jesus Cristo é a resposta para tudo", concluiu Rojas.

Confira também: