A Diocese de Rio Preto (SP), comunicou a morte de um religioso franciscano de 36 anos devido à Covid-19. Frei Bruno era membro da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus de Jaci (SP) e atendia cerca de 80 pessoas em situação de rua e em recuperação da dependência química.

Segundo informou o portal de notícias G1 neste domingo, 10, “o frei foi enterrado na manhã deste domingo (10), em Jaci (SP), em uma cerimônia restrita com apenas 10 frades, seguindo os protocolos por conta da pandemia de coronavírus”.

Frei Bruno foi batizado com o nome de Paulo Fernando de Campos Meneses, e apresentou os primeiros sintomas no dia 23 de abril. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital de Base de Rio Preto, o noviço deu entrada no hospital no dia 27 de abril e morreu no sábado, 9 de maio. Por conta das comorbidades que sofria o frade o tratamento da Covid-19 resultou na necessidade de hemodiálise e seu organismo não respondeu às medicações.

"A Fraternidade lamenta o falecimento de um irmão. O nosso trabalho é sempre estar a serviço da vida. A Fraternidade segue o seu enfrentamento nesse momento de pandemia, acolhendo e cuidando dos mais necessitados", disse entidade em nota divulgada nas redes sociais.

A Casa do Cirineu, onde o jovem frade atendia os necessitados, está localizada numa propriedade rural que agora se encontra fechada e será feito um mutirão com a ajuda do Corpo de Bombeiros para a desinfecção. Todos residentes foram testados, 31 tiveram resultado positivo para o coronavírus e estão em quarentena na Casa de Retiro São Benedito. Estão assintomáticos e sendo monitorados por médicos e enfermeiros. Os outros 49 residentes foram levados para o Lar São Francisco, que é uma Casa de Recuperação de Dependentes Químicos.

Por conta da pandemia, a entidade não está abrindo vagas para novos atendimentos. Segundo o departamento de comunicação da associação franciscana, outro religioso também foi diagnosticado com Covid 19. Ele foi hospitalizado, mas sem gravidade e já se recupera em isolamento em casa. Nenhum funcionário foi infectado.

Frei Bruno foi o primeiro religioso da Diocese de Rio Preto (SP) a falecer por conta da Covid-19, a enfermidade causada pelo novo coronavírus que já levou a óbito 11.701 brasileiros até o fechamento desta edição.

Confira também: