Landry Weber se formou em contabilidade e está prestes a concluir seu mestrado na Universidade do Estado do Kansas. Seguindo uma tradição familiar, Weber jogava futebol americano no time de sua universidade.

Nem a contabilidade nem o futebol americano, no entanto, contarão com Weber no futuro. O estudante vai entrar no Seminário St. John Vianney em Denver, da arquidiocese de Kansas, para se tornar padre. E foi num campo de futebol que ele ouviu o chamado definitivo à sua vocação.

Em entrevista ao jornal National Catholic Register, do grupo EWTN a que pertence ACI Digital, Weber confessou que desde sempre sentiu seu chamado ao sacerdócio, inclusive desde criança.

Ele contou que certa vez começou a namorar uma garota e se sentiu em conflito entre seguir em frente com ela e se casar ou se manter fiel à vocação de padre. Numa madrugada, foi ao campo de futebol refletir sobre sua situação com Deus.

"Eu estava deitado no campo de treino no meio da noite, olhando para o céu às 2 da manhã", e perguntei a Deus diretamente: "Você quer que eu fique com essa garota ou quer que eu esteja com você?" Foi então que viu uma cruz aparecer nas estrelas.

Em outra ocasião, Weber acordou no meio da noite, preocupado com o futuro de seu relacionamento com outra garota com quem tentou sair na faculdade, mas logo escutou uma voz tranquilizadora que lhe disse: “Isso não importa. É para você ser sacerdote”.

Além desses sinais, Weber disse que a Igreja local, sua vida espiritual e o apoio de sua família foram fundamentais para descobrir seu chamado ao sacerdócio e decidir entrar no seminário.

Ele disse que foi tocado por uma mensagem que ouviu na Igreja Católica St. Isidore, em Kansas, onde foi lembrado de que Deus sempre o acompanharia em sua vocação.

“A ideia na sociedade é que só existe um caminho para a felicidade, que é se formar e se casar”, disse Weber. "As pessoas pensam que ir para o seminário significa que Deus vai abandonar você, e você vai ter que cavar e cavar para encontrar a felicidade e vai se sentir sozinho."

“O que você acha que acontecerá se entregar sua vida a Deus? Ele vai lhe envolver com o seu braço e vai caminhar cada passo do caminho. Vai ser genial. Vai ser exatamente o contrário da negatividade que espera”, acrescentou.

Weber disse que três coisas são centrais em sua vida espiritual: a eucaristia, a confissão e a Santíssima Virgem Maria.

“Descobri que a oração e receber a Eucaristia e passar tempo em adoração e confissão têm um efeito tremendo em minha vida e meu relacionamento com Jesus e minha saúde mental. Esses dois sacramentos: a eucaristia e a confissão. Posso ver a diferença quando me afasto deles e a rapidez com que minha vida desmorona." Além disso, ele afirmou que se consagrou à Santíssima Virgem Maria e que renovou sua consagração uma vez.

O apoio dos pais Stan e Nancy e dos três irmãos, que também se destacaram nos esportes, foi fundamental, pois ao incentivá-lo à excelência nos estudos e no futebol, eles também o ajudaram a viver a excelência em sua fé católica.

“Seja no futebol, no vôlei, no ensino, no boliche ou nos negócios, a família Weber sempre se esforça para chegar à excelência”, disse o padre Drew Hoffman, que serve na arquidiocese local. “Eles levam esse desejo a sério e o aplicam à excelência na fé. Essa intensidade é contagiante”, acrescentou.

Stan Weber disse ao jornal local Wichita Eagle que agradece a Deus que o que ele mais ama no esporte é "o que ele ensina sobre a vida" e contou que ensina seus filhos que praticar qualquer esporte "é uma responsabilidade".

Para o padre, "Landry é um dos melhores homens que já conheci em um campus universitário". “Estou impressionado com a disciplina dele. Ele é um jogador de futebol da primeira divisão e um excelente aluno, mas ainda encontra muito tempo para rezar, assistir à missa diária e passar tempo com seus amigos. É uma coisa muito legal de se ver e me desafia a ser um padre melhor”, acrescentou.

Landry Weber disse que quando eram jovens sua mãe era uma líder de torcida e seu pai era um jogador de futebol de destaque que foi recrutado para ser treinado pelos famosos treinadores Jimmy Johnson e Pat Dye. Ele decidiu ficar no Kansas por amor ao seu Estado.

Além disso, contou que seu irmão mais velho também jogou na mesma posição de wide receiver que ele na faculdade e agora é treinador de futebol na Universidade da Carolina do Sul. A irmã mais velha, que jogou vôlei pelos Wildcats, agora é membro de um apostolado missionário católico da faculdade.

Landry contou ao jornal local Wichita Eagle que uma de suas primeiras lembranças de infância foi assistir a um jogo de futebol americano estadual e que, desde que tinha um mês de idade, seus pais o levavam para jogos.

Landry disse ao Register que em seu último jogo como jogador de futebol, os treinadores "fizeram o anúncio sobre minha vocação". Foi durante o Texas Bowl em 4 de janeiro, quando ele se machucou nos primeiros minutos e teve que deixar o campo.

Mais em

"Aqui há um jovem que tem coisas maiores planejadas além do futebol", anunciou Tom Hart, do canal esportivo ESPN, na transmissão. "Landry Weber planeja se tornar padre depois de terminar sua carreira no futebol", acrescentou.

Para Landry, o futebol pode ser uma boa preparação para o seminário.

“Minha parte favorita do futebol universitário é que é muito mais desafiador e exigente. Ensina muita disciplina, com os horários e as escolhas que você faz”.

Além disso, “você se acostuma a fazer as coisas quando está cansado e não quer fazer nada. Apesar disso, você sai e faz”, concluiu.

Confira também: