Famílias das dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal, em Portugal, que quiserem acolher peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 já podem fazer sua inscrição. Segundo o Comitê Organizador Local (COL) será preciso acolher no mínimo dois peregrinos por casa e não é necessário falar o idioma dos acolhidos.

A JMJ Lisboa 2023 vai acontecer entre os dias 1º e 6 de agosto, em Lisboa.

“O Comitê Organizador Local irá alocar os grupos de peregrinos às paróquias destas dioceses que se inscreveram para receber peregrinos e, posteriormente, cada paróquia fará a distribuição dos peregrinos pelas famílias, considerando a proximidade que tem com a comunidade em que se insere”, diz o site oficial da Jornada.

Por isso, a inscrição das famílias de acolhimento “deverá ser feita nas respectivas paróquias, de acordo com o local de residência, onde terão de fornecer os dados necessários para o preenchimento de um formulário”.

“O acolhimento de peregrinos é uma forma de participar na Jornada Mundial da Juventude, recebendo a Cristo em casa e ajudando os jovens a terem a melhor experiência possível na sua vivência ao longo da semana da Jornada”, diz a organização da JMJ Lisboa 2023.

Para fazer a inscrição, as famílias devem atender a alguns requisitos, como: acolher no mínimo dois peregrinos por família/casa; disponibilizar uma área adequada para que o peregrino possa pernoitar; os responsáveis de cada casa devem ser adultos.

A organização destaca ainda que não é necessário falar o idioma dos peregrinos acolhidos. “O mais relevante é que a família tenha a disponibilidade de acolher os peregrinos com generosidade e de forma calorosa, contribuindo para tornar a sua experiência memorável”, afirma.

A inscrição dos peregrinos para a JMJ Lisboa 2023 já estão abertas desde outubro. Em entrevista ao site JN publicada no domingo (25), o bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, dom Américo Aguiar disse que já há mais de 300 mil inscritos para o evento. Segundo ele, em um “cenário em alta”, a expectativa é de um “número mágico de um milhão” de participantes.

A participação nos eventos centrais da JMJ, como missa de abertura, boas-vindas ao papa, via-sacra, vigília noturna e missa de envio, é gratuita. Mas, haverá áreas específicas para os inscritos nesses eventos.

As inscrições pagas dos peregrinos incluem, além da entrada nas áreas reservadas dos eventos centrais, seguros de acidente, transporte público, kit do peregrino e entradas nas atividades culturais do Festival da Juventude. É possível também optar por inscrições que incluem alimentação e alojamento.

Os valores variam de 50 a 235 euros. Os pagamentos que forem efetuados até 31 de dezembro terão 10% de desconto. Os pagamentos feitos até 15 de março de 2023, terão 5% de desconto.

Confira também: