Antes de rezar o Regina Coeli hoje, diante de uma multidão de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco afirmou que Jesus Ressuscitado convida todos a se lançar no bem, a recomeçar com Ele, especialmente se tiver as "redes vazias", e fazê-lo com coragem, sem medo e sem cálculos.

Em sua reflexão sobre a passagem do evangelho de são João em que os discípulos não tinham pescado nada e talvez estivessem desmoralizados, o papa disse que “pode acontecer também conosco, por cansaço, desilusão, talvez preguiça, de nos esquecer do Senhor e ignorar as grandes escolhas que fizemos, para nos contentar com outras coisas”.

“Por exemplo, não dedicamos tempo para conversar em família e preferimos hobbies pessoais; esquecemos a oração, deixando-nos levar pelas nossas necessidades; negligenciamos a caridade, com a desculpa da pressa diária. Mas fazendo isso nos sentimos como Pedro, desmoralizados e com as redes vazias. É um caminho que nos leva para trás e que não satisfaz”, disse o papa Francisco.

“E o que Jesus faz com Pedro?” perguntou o papa. “Volta novamente às margens do lago onde havia escolhido Pedro, André, Tiago e João, esses quatro que ali escolheu. Ele não repreende, Jesus não repreende, mas sempre toca o coração, e chama com ternura os discípulos: 'Meninos'. Então, ele os convida, como no passado, a lançar as redes novamente com coragem. E mais uma vez as redes se enchem ao ponto do inverossímil”.

O papa Francisco destacou que “quando na vida temos redes vazias, não é hora de sentir pena de nós mesmos, de nos divertirmos, de voltar aos velhos hobbies, não. É tempo de recomeçar com Jesus, de encontrar o valor de recomeçar, de navegar com Ele. Três verbos: recomeçar, retomar e voltar a começar o caminho”.

“Sempre, diante da decepção, diante de uma vida que perdeu um pouco o sentido, ‘hoje sinto que estou voltando um pouco’, recomeça com Jesus, sai de novo e vai para o lago. Ele está esperando por você e pensa em você, em mim, em cada um de nós”.

O papa Francisco destacou que “Pedro precisava daquele choque. Quando ele ouve João gritar: 'É o Senhor!', ele imediatamente pula na água e nada até onde Jesus estava. É um gesto de amor, porque o amor vai além do útil, conveniente e devido; o amor gera espanto, inspira impulsos criativos, gratuito”.

Francisco disse também que “hoje Cristo Ressuscitado nos convida a um novo impulso, a todos nós, de nos lançarmos no bem sem medo de perder algo, sem fazer muitos cálculos, sem esperar que os outros comecem, porque para ir ao encontro de Jesus é preciso comprometer-se, com coragem. Comece de novo, arrisque-se.”

“Perguntemo-nos: sou capaz de uma explosão de generosidade ou contenho os impulsos do coração e me fecho no hábito, no medo? Saltar, mergulhar. Esta é a palavra de Jesus”.

O papa Francisco lembrou que, “no final deste episódio, Jesus faz a Pedro três vezes a pergunta: 'Você me ama?'. Hoje também o Ressuscitado nos pergunta: Você me ama? Porque na Páscoa ele quer que os nossos corações ressurjam também; porque a fé não é uma questão de conhecimento, mas de amor”.

“’Você me ama?’, Jesus pergunta a você, que tem redes vazias e tem medo de recomeçar; a você e a mim, a todos nós, que não temos coragem de nos lançar e que talvez tenhamos perdido o impulso”.

O papa Francisco destacou que à pergunta “Você me ama?” de Jesus, Pedro responde afirmativamente e "deixou de pescar para sempre e se dedicou ao serviço de Deus e de seus irmãos, até que deu a vida aqui, onde nos encontramos agora".

“E nós, queremos amar Jesus? Que Nossa Senhora, que prontamente disse 'sim' ao Senhor, nos ajude a encontrar o impulso do bem", concluiu.

Confira também: