“Queridos, não tenham medo, vão a Ele com tudo o que vocês carregam em seu coração, Ele é o único Senhor que oferece o verdadeiro descanso e a verdadeira paz. Sigam o exemplo de Maria, Sua e nossa Mãe, que vos conduzirá a Ele”, escreveu Francisco aos participantes da festa da juventude em Medjugorje numa mensagem assinada em 16 de julho, festa de Nossa Senhora do Carmo.

O festival internacional da juventude "Mladifest" 2022 acontece de 1º a 6 de agosto com o tema: "Aprendei de mim e encontrareis descanso" (Mt 11, 28-30) e, segundo os organizadores, esta iniciativa reúne mais de 50 mil jovens e cerca de 400 padres de várias partes do mundo.

Entre as atividades do programa deste festival internacional dos jovens estão momentos de oração, testemunhos, procissão com velas, adoração eucarística, exercícios espirituais para os jovens, celebração da missa, confissão e concertos musicais.

Francisco aconselhou os jovens a “elevar o olhar para Aquele que nos ama verdadeiramente. E então, não basta sair de si mesmo, é preciso também saber para onde ir, pois há muitas metas enganosas que prometem um futuro melhor, mas nos deixam na solidão de antes. Para isso, Jesus indica para onde ir: Vinde a mim”.

“O Senhor não reserva estas palavras só para os apóstolos ou alguns de seus amigos, mas dirige-as a todos os que estão cansados ​​e sobrecarregados. Jesus sabe como a vida pode ser dura e que há muitas coisas que sobrecarregam nossos corações: muitas decepções, muitas feridas do passado, fardos que carregamos e injustiças que suportamos, muitas incertezas e preocupações”, disse o papa.

Por isso, Francisco convidou os jovens “a se moverem, não ficarem quietos, congelados e com medo da vida, e a confiarem n’Ele. Parece fácil, mas em momentos escuros simplesmente nos retiramos para dentro de nós mesmos. É justamente desta solidão que Jesus quer nos fazer sair, e é por isso que ele diz: ‘Vinde’”.

“Agora mesmo, em pleno verão, o Senhor os convida a passar férias com Ele, no lugar mais especial que existe: o próprio coração”, disse Francisco.

“Caros amigos, vão a Ele com o coração aberto, tomem seu jugo e aprendam com Ele. Vão ao Mestre para se tornarem Seus discípulos e herdeiros da Sua paz. Tomem Seu jugo com o qual descobrirão a vontade de Deus tornando-se assim participantes do mistério da Sua cruz e ressurreição”, disse o papa.

Para Francisco, "o verdadeiro remédio para as feridas da humanidade é um estilo de vida baseado no amor fraterno, que tem suas raízes no amor de Deus", por isso encorajou a caminhar com Cristo para imitá-lo e aprender d’Ele.

Francisco concluiu confiando todos os jovens à Virgem Maria e disse "que o olhar de Deus Pai, que os ama pessoalmente, os acompanhe todos os dias, para que, em suas relações com os outros, sejam testemunhas da paz que receberão como dom”.

Confira também: