O Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, descreveu Carlo Acutis como "um jovem normal" que gostava de esportes, informática, música e que tinha a Eucaristia como seu compromisso diário porque "Jesus era o centro de sua vida".

"Carlo era um jovem 'normal'. Ele gostava de esportes e de computador. Amava música e nadava. Viveu entre a família e a escola. Mas Jesus era o centro de sua vida. A Eucaristia era seu compromisso diário. Maria, a mãe e a 'mulher' da sua vida. O computador é um meio para transmitir o bem. Em suma, tudo o que todos fazemos, mas com o céu no coração”, indicou Dom Sorrentino.

Numa entrevista à ACI Stampa (agência em italiano do Grupo ACI), o Bispo da Diocese de Assis - Nocera Umbra - Gualdo Tadino sublinhou que “a santidade não é algo extraordinário” e tem um fundamento que é “a escolha de Jesus, ser seus amigos, viver de acordo com seus valores”.

Neste sentido, Dom Sorrentino recordou que São Francisco “gostava de dizer: vivam segundo a forma do Evangelho” e acrescentou que “a forma de levar o sabor do Evangelho à vida cotidiana varia de tempos a tempos. Mas é preciso enfatizar que a santidade não retira nada do que é bom, belo, e justo da nossa condição terrena, mas, pelo contrário, é preciso vivê-la plenamente, mas introduzindo os valores evangélicos.

Refletindo sobre o valor da Eucaristia na vida de Carlo Acutis, o Bispo de Assis destacou que “se entendermos que a Eucaristia não é uma 'coisa', mas sim a presença especial de Jesus entre nós, é natural vivê-la como vivemos uma relação amizade” e acrescentou que “quando você é realmente um amigo, você tem vontade de se encontrar, você encontra tempo para isso”.

“Carlo conseguia encontrá-lo: ia à Missa todos os dias, mas também gostava de fazer uma pausa em silêncio de amor diante de Jesus, a Eucaristia”, disse.

Neste sentido, Dom Sorrentino advertiu que “com a sua exposição dos Milagres Eucarísticos, Carlo mostra como era forte para ele o sentido da presença eucarística de Jesus”.

Além disso, o bispo de Assis lembrou que Carlo Acutis todos os anos visitava a cidade de São Francisco com seus pais, por um longo período, por isso o santo de Assis o inspirou, e disse para a sua mãe “que, quando morresse, preferiria ser enterrado aqui e foi o que aconteceu”.

Por último, Dom Sorrentino antecipou que depois da beatificação de Carlo Acutis, o Santuário do Despojamento assumirá um maior compromisso em favor da caridade com os mais necessitados, razão pela qual farão um refeitório para os pobres próximos e apoiarão uma iniciativa em favor de pessoas que vivem em situações difíceis nos países mais pobres do mundo.

Publicado originalmente em ACI Stampa.

Confira também: