Para marcar o aniversário da morte de dom Henrique Soares da Costa, bispo de Palmares (PE), será lançado no sábado, 27, em Maceió (AL), um instituto para preservar seu legado e seus ensinamentos. Dom Henrique desenvolvia um apostolado por meio da internet, com reflexões, meditações, formação, alcançando milhares de seguidores em suas redes sociais.

Dom Henrique Soares morreu em 18 de julho de 2020, aos 57 anos, de covid-19.  Natural de Penedo (AL), foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Maceió (AL) em 1992. Em 2009, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Aracaju (SE) e, em 2014, bispo de Palmares. Durante seu ministério episcopal produziu diversos artigos, vídeos, formações sobre a Igreja Católica e também em defesa da vida e da família.

“Sem Deus, o homem perde, cedo ou tarde, o sentido de sua dignidade, de sua profundidade. Todas as ideologias ateias terminam por usar o homem como uma coisa”, afirmou o bispo em um artigo sobre ateísmo, publicado em 2017.

Ao comentar sobre uma exposição em Porto Alegre (RS) com obras que acatavam símbolos religiosos e apresentavam conteúdos pornográficos, alertou que “estamos vendo uma sociedade que vai se desagregando e se degradando”. “Boa parte da sociedade já não considera mais Cristo, já não considera que o homem vive diante de Deus. Isso é péssimo, porque quando o homem é sua própria medida, então, tudo é permitido, ele não tem mais critérios absolutos”, disse.

Segundo Clara Soares da Costa, irmã do bispo e diretora-presidente do Instituto Dom Henrique Soares da Costa (IDHSC), “a expectativa é que o Instituto venha para tornar os ensinamentos de Dom Henrique cada vez mais presentes na vida do povo de Deus”. Além de promover os escritos e conteúdos gravados por dom Henrique, a instituição vai desenvolver ações de caráter cultural, artístico, educacional, social, beneficente e assistencial.

O lançamento acontecerá às 20h de sábado, com uma live especial com depoimentos, partilhas de experiências, música e homenagens, transmitida pelo canalDom Henrique Soares Oficial”, no Youtube.

A programação em memória de dom Henrique Soares também contará com uma Missa no sábado, às 9h, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Maceió, presidida pelo bispo de Caruaru (PE), dom José Ruy Gonçalves. No domingo, todas as 25 paróquias presentes nos 18 municípios que compõem a Diocese de Palmares celebrarão missas em sufrágio da alma de dom Henrique. E, na segunda-feira, 19, o arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Fernando Saburido, presidirá uma Missa na catedral diocesana Nossa Senhora do Monte, em Palmares, às 19h.

Os detalhes de cada momento vão ser compartilhados no Instagram através dos perfis @domhenriquesoares e @Institutodomhenrique.

Confira também: