A diretora da Unidade de Desenvolvimento Hispano do Catholic Relief Services (CRS), Ana Gloria Rivas-Vásquez, fez um chamado à solidariedade dos católicos de todo o mundo para socorrer Cuba, especialmente seus idosos, que estão sofrendo uma “pandemia de fome”.

“Além da pandemia da covid-19, há uma pandemia de fome em Cuba. As pessoas mais afetadas são os idosos. O povo de Cuba está envelhecendo e cerca de 20% são idosos”, declarou Rivas-Vásquez à ACI Prensa, em 25 de julho, dia em que a Igreja inaugurou o primeiro Dia Mundial dos Avós e Idosos.

De acordo com dados de 2017 da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), os maiores de 60 anos em Barbados, Cuba e Uruguai eram 20% da população, e os acima de 75 anos ou mais, entre 6 % e 7 %.

A CEPAL também informou que Cuba, desde 2010, tornou-se a primeira economia envelhecida da região devido a fatores como a diminuição permanente da fecundidade, a diminuição da mortalidade e um permanente saldo migratório negativo.

Segundo o próprio governo cubano, no final de 2020 foi registrado que 21,3% de sua população supera os 60 anos. Segundo estimativas, um terço da população da ilha será de pessoas idosas num futuro próximo.

Nesse contexto, a agência humanitária católica CRS informou que vem trabalhando com a Caritas Cuba há cerca de 30 anos para ajudar a população vulnerável, que inclui as pessoas idosas. Ambas as agências humanitárias contam atualmente com um programa de alimentação para adultos idosos nas dioceses de Matanzas, Cienfuegos e Holguín.

Rivas-Vásquez disse que, devido à pandemia, esse “programa para idosos, que inicialmente se realizava em refeitórios, agora se realiza de maneira individual, casa por casa”. “Também levamos comida a pessoas que estão em isolamento depois de terem se contagiado com o vírus, o que dificulta ainda mais a logística. No entanto, graças a Deus, a Caritas Cuba conta com uma rede de voluntários que ajudam muitíssimo essas pessoas que tanto necessitam”, acrescentou.

Rivas-Vásquez comentou que em Cuba “há escassez de alimentos e insumos de higiene e proteção”. “Nós queremos aumentar a ajuda que damos à Caritas Cuba, porque os idosos são os mais atingidos pela crise”, afirmou.

“Fazemos o possível para que a comida chegue ao nosso sócio. Nós trabalhamos em mais de 100 países ao redor do mundo e sempre buscamos a forma de fazer chegar a ajuda aos mais necessitados. Temos quase 80 anos de experiência em muitos ambientes diferentes”, disse Rivas-Vásquez.

Ela disse que a CRS conta “com doadores católicos e não católicos nos Estados Unidos, que são muito generosos”, mas que hoje buscam “alcançar mais pessoas, para que nos ajudem especialmente no apoio aos nossos irmãos e irmãs na ilha”.

“Os doadores acudirão ao chamado do Evangelho, de ajudar ao próximo. Desde já, agradecemos muito toda a ajuda financeira, porque sem isso não poderíamos fazer o nosso trabalho. Mas também pedimos sempre a oração”, concluiu a diretora da Unidade de Desenvolvimento Hispano de CRS.

Para colaborar com o trabalho humanitário do CRS em Cuba, entre aqui.

Confira também: