A Arquidiocese de Liverpool (Inglaterra) informou nesta segunda-feira, 18 de maio, a morte do Bispo Auxiliar Emérito, Dom Vincent Malone, aos 88 anos de idade, com covid-19.

O Prelado, que seria o quarto bispo a falecer desta doença, testou positivo para o coronavírus na semana passada e estava sendo tratado no Royal Liverpool Hospital.

O prefeito de Liverpool, Joe Anderson, descreveu o falecido prelado como “um verdadeiro cavalheiro, um homem humilde e dedicado cuja missão era servir a Deus, a arquidiocese e ao povo de Liverpool. Ele fez isso muito bem".

Dom Vincent Malone serviu como Bispo Auxiliar de Liverpool de 1989 a 2006, quando renunciou por ter atingido o limite de idade de 75 anos. No entanto, continuou servindo a Arquidiocese como Vigário Geral até o ano passado. Além disso, era até agora o cônego da Catedral metropolitana.

Em 1982, serviu como coordenador regional do norte na viagem do Papa São João Paulo II ao Reino Unido, sendo responsável pela visita emblemática do Santo Padre às catedrais católica e anglicana de Liverpool.

O Cardeal Vincent Nichols, Arcebispo de Westminster, recordou de Dom Malone “sua infinita paciência em fazer bem cada aspecto do trabalho da catedral, sua delicada cortesia com todas as pessoas, inclusive com aqueles que eram às vezes mais difíceis e sua amabilidade com os necessitados que batiam na sua porta”.

Por sua parte, o Arcebispo de Liverpool, Dom Malcolm McMahon, afirmou que seus bons modos e cordialidade “encontraram sua plenitude em seu ministério como sacerdote e bispo, que esteve caracterizado pela sua amabilidade à prova de tudo e pelo seu respeito pelas pessoas que conhecia e servia. O bispo Vincent me disse que havia gostado de ser bispo auxiliar, porque isso o mantinha próximo ao povo”.

Os bispos que morreram de covid-19 até agora são o salesiano italiano Dom Angelo Moreschi, Vigário Apostólico de Gambella (Etiópia); Dom Gérard Mulumba Kalemba, Bispo Emérito de Mweka na República Democrática do Congo; e Dom Emilio Allue, Bispo Auxiliar de Boston.

Dom Joseph Zhu Baoyu, que morreu em 7 de maio vários meses após se recuperar do coronavírus, era possivelmente a pessoa mais velha a se recuperar da doença. Ele tinha 98 anos.

O jornal italiano Avvenire informou que, até 4 de maio, houve 119 sacerdotes falecidos pelo coronavírus na Itália.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: