A partir de 1º de junho, as igrejas católicas em Calcutá, capital de Bengala Ocidental, Índia, foram reabertas com uma permissão especial da Chefe de Ministros, Mamata Banerjee; o que levou ao agradecimento do Arcebispo local, Dom Thomas D´Souza.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, encerrou a quarentena em 1º de junho, mas disse que cada estado do país, de mais de 1,3 bilhão de pessoas, poderá gerenciar a recuperação em modo "progressivo" pelo menos até 30 de junho, informou AsiaNews.

Embora a quarentena em Bengala esteja decretada até 15 de junho, a chefe de ministros da cidade, Mamata Banerjee, concedeu permissão especial para reabrir igrejas e locais de culto na cidade.

O Arcebispo de Calcutá, Dom Thomas D´Souza, agradeceu a Banerjee por reconhecer a importância de permitir aos fiéis rezar e adorar diante do Santíssimo Sacramento.

"Desejo expressar minha profunda gratidão à Chefe de Ministros, Mamata Banerjee, que compreendeu a necessidade de adorar e rezar pelo povo", disse Dom D´Souza em declarações a AsiaNews.

"Ela mesma [Banerjee] disse uma vez caminhando perto de sua casa, localizada perto do templo da deusa Kali e perto da primeira casa das irmãs de Madre Teresa, que sentiu que era necessário permitir que as pessoas visitassem locais de oração", adicionou.

“Todas as nossas igrejas estão abertas para adoração e oração a partir de 1º de junho. Nossos sacerdotes vão abrir as igrejas e expor o Santíssimo Sacramento de 10h às 18h. As pessoas podem vir para adorar Jesus no Sacramento", expressou Dom D´Souza com alegria.

O Prelado destacou que os sacerdotes da catedral lhe disseram que desde a manhã as pessoas participaram da adoração ao Santíssimo Sacramento. “Muitos ficaram emocionados e alguns choravam diante do Santíssimo Sacramento. Depois de quase nove semanas sem liturgia e sem adoração, havia um grande desejo nos corações de encontrar Cristo", acrescentou.

"Nesse período, muitos acompanharam as liturgias on-line, mas a presença real de Jesus no sacramento satisfaz muito mais a nostalgia da alma humana", disse Dom D´Souza.

O Prelado explicou que a reabertura das igrejas católicas manterá certas limitações para impedir a propagação do coronavírus. Por exemplo, disse que a entrada será limitada a 10 pessoas por turno e que devem ficar de 10 a 15 minutos para adorar e rezar, “para permitir que outros rezem e adorem sem que haja grupos ao redor do edifício sagrado".

Além disso, Dom D´Souza disse que todos os que frequentam as igrejas "devem usar máscaras protetoras, desinfetar as mãos e manter o distanciamento social e que alguns voluntários monitoram que essas regras são respeitadas".

Em 25 de março, todos os estados da Índia entraram em quarentena e as igrejas foram fechadas para impedir a propagação do coronavírus. Até o momento, outros estados da Índia, como Maharashtra, Punjab, Madhya Pradesh e Tamil Nadu, informaram que permanecerão em quarentena até 30 de junho.

A Igreja Protestante no nordeste da Índia também reabriu, mas não fornecerá serviços litúrgicos. Por sua vez, mesquitas e templos preferem permanecer fechados por enquanto, para evitar a multidão e as inúmeras concentrações.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: