O Núncio Apostólico na Argentina, Dom Adriano Bernardini, na Missa inaugural da Assembléia Nacional de Diretores das Obras Missionárias Pontifícias do país, assinalou que a “incoerência e a hipocrisia roem a vida dos pastores”; e os convidou a ser pelo contrário “mestres da humildade”.
“Quem pode negar que também hoje exista esta dupla carcoma que com tanta freqüência rói a vida dos pastores, tirando a credibilidade de seu testemunho? Tratamos coisas santas, explicamos ao povo as sublimes palavras de Jesus –as da misericórdia e bondade para o próximo, por exemplo– e, na prática, descobrimo-nos, com freqüência, rudes e até desumanos”, questionou o Prelado.
Por isso, o Núncio lembrou que “o Mestre evangélico –precisamente porque é evangélico– deve, sobre tudo, ser mestre da humildade”.
“A diferença de todos os outros mestres, ele deve ser consciente de que tão mais e tão melhor será mestre, quanto menos ensine de si e quanto mais seja intérprete do único Mestre”, adicionou.
Finalmente, Dom Bernardini implorou à Virgem Maria que “nos dê a coragem de proclamar a Palavra de Deus em toda sua integridade e sobre tudo a pô-la em prática”.