Um incêndio na noite de domingo (10) atingiu a mais antiga igreja ortodoxa do Brasil, na região da rua 25 de Março, centro de São Paulo (SP), onde historicamente se concentravam os imigrantes de origem árabe da cidade. O fogo teve início em um prédio comercial de dez andares próximo e logo alcançou a centenária matriz da paróquia ortodoxa antioquina da Anunciação a Nossa Senhora. Segundo o pároco Paisios Dias, 80% da estrutura do templo foi destruída.

O incêndio começou por volta das 21h de domingo e foi controlado na manhã de segunda-feira (11). As chamas se alastraram para outras duas lojas, um prédio de seis andares e a igreja.

“A igreja está totalmente danificada. Ela foi totalmente queimada. Perda quase total. O teto desabou, e o forro caiu com o fogo. Conseguimos salvar e retirar alguns ícones religiosos, mas além do valor material, o que se perde é o valor histórico. Ela é a primeira igreja ortodoxa do Brasil”, disse ao G1 o pároco Paisios Dias. Ele contou ainda que “a pia batismal foi destruída por uma parede que caiu sobre ela e destruiu os bancos também”. “Só sobrou o altar”, disse.

Fachada da igreja ortodoxa antioquina da Anunciação a Nossa Senhora / Arquidiocese ortodoxa antioquina de São Paulo e de todo o Brasil

A igreja ortodoxa antioquiana da Anunciação a Nossa Senhora começou a ser construída em 1900 por membros da comunidade sírio-libanesa na rua Itobi (atual rua Cavalheiro Basílio Jafet), em São Paulo. Foi consagrada em 1904. Pertenceu à arquidiocese ortodoxa antioquina de São Paulo e de todo o Brasil.

“A Igreja da Anunciação a Nossa Senhora, no centro antigo da grande metrópole de São Paulo nos remete à história de uma das maiores imigrações que nosso país já presenciou”, afirma o site da arquidiocese. “Hoje, como um marco histórico, continua sua presença e atuação junto da comunidade que a cerca, não só de sírios e libaneses, mas também de brasileiros que por ela passam para fazer suas orações”, acrescenta.
Interior da igreja / Arquidiocese ortodoxa antioquina de São Paulo e de todo o Brasil

Edilon Pinheiro, sacristão da catedral metropolitana da arquidiocese que cuida das igrejas ortodoxas em São Paulo, disse ao G1 que a igreja da Anunciação a Nossa Senhora guardava “um patrimônio histórico da colônia síria e libanesa no Brasil”. “Os arquivos dela são grandes e têm informações da religião e história do nosso povo”, declarou. Segundo ele, todos ficaram “muito tristes” com o incêndio que atingiu a igreja histórica.

Confira também: