Há alguns dias, a cidade polonesa de Stalowa Wola inaugurou um mural gigante com o retrato de São João Paulo II, em homenagem ao ano em que se comemora o centenário de seu nascimento.

Em meio a eventos realizados em Roma e na Polônia para celebrar a festa do santo, as autoridades da cidade de Stalowa Wola, no sudeste da Polônia, encomendaram um retrato gigante de São João Paulo II, para comemorar os cem anos do seu nascimento.

A imagem mostra o santo polonês e pontífice que dirigiu a Igreja Católica entre 1978 e 2005 apoiado em seu báculo enquanto reza. Na base do retrato estão as palavras que São João Paulo II disse sobre a cidade: “Abraço de coração Stalowa Wola, cidade que simboliza a grande fé dos trabalhadores”.

O mural foi colocado em uma das laterais de um prédio localizado na Avenida João Paulo II, na cidade polonesa. Em 18 de outubro, o Bispo Edward Frankowski, um bispo auxiliar aposentado da Diocese de Sandomierz, fez a bênção oficial do mural.

A cidade realizou um concurso para desenhar o mural, do qual restaram sete candidatos. O júri escolheu o artista Piotr Topczylko como vencedor.

Em 16 de outubro, 42º aniversário da eleição de João Paulo II como pontífice, o prefeito de Stalowa Wola, Lucjusz Nadberezny, compartilhou um vídeo em sua conta no Twitter mostrando como o mural foi criado.

Como o prédio onde foi pintada a imagem do santo era residencial, as autoridades locais obtiveram o acordo dos moradores e da cooperativa habitacional que o administra.

Embora São João Paulo II nunca tenha visitado a cidade de Stalowa Wola quando era pontífice, expressou sua admiração e aplaudiu a determinação de seus habitantes em construir a Igreja de Nossa Senhora, Rainha da Polônia, apesar da oposição das autoridades comunistas.

Em 1973, quando São João Paulo II era Arcebispo de Cracóvia, consagrou a igreja. Tempos depois, quando já era pontífice, deu à igreja o estatuto de basílica menor.

“Assim como neste mural São João Paulo II está apoiado na cruz, que esta imagem seja um apoio para nós”, disse o prefeito da cidade, segundo a mídia local.

“Nosso Papa, com a sua vida, como o Moisés de nosso tempo, abriu os corações dos demais, por isso sejamos amáveis, calorosos e amorosos uns com os outros. Então, cumpriremos a vida e os ensinamentos de São João Paulo II”, acrescentou.

Em uma entrevista por ocasião da festa do santo polonês, o presidente da Conferência Episcopal Polonesa e Arcebispo de Poznan, Dom Stanislaw Gadecki, recordou seus encontros com São João Paulo II.

Dom Gadecki expressou sua admiração pelo santo e destacou que ele era um homem "extremamente corajoso" que "podia falar com qualquer pessoa". Além disso, destacou a importância e a relevância de seu trabalho para promover o amor à Santa Eucaristia.

“Parece-me que um ponto central foi a sua reverência pela Eucaristia. O Santo Padre restaurou as procissões de Corpus Christi em Roma. Dirigiu as procissões de São João de Latrão até a Basílica de Santa Maria Maior”, assinalou.

“Naquela época, quando podia caminhar, e depois quando já não podia caminhar, foi muito edificante observar seu comportamento e ver como venerava a Eucaristia. Agora, creio que toda a Igreja precisa disso hoje”, concluiu.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Mais em

Confira também: