Um homem idoso invadiu uma igreja nos EUA e roubou uma das únicas imagens originais de Nossa Senhora de Fátima, que havia sido trazida de Portugal para a festa da Natividade da Mãe de Deus, em 8 de setembro.

Monsenhor  Louis Marucci, pároco da Igreja Santo André Apóstolo em Gibbsboro, Nova Jersey, disse à Fox 29 em uma entrevista que o roubo em sua paróquia ocorreu na tarde de terça-feira, 30 de agosto.

O padre disse que a estátua foi trazida de Portugal, onde ocorreram as aparições da Virgem de Fátima aos três pastorinhos, para celebrar a Solenidade da Natividade da Virgem Maria.

O objetivo era colocar a imagem de Nossa Senhora de Fátima no centro da paróquia durante o dia de oração que celebram por ocasião desta festa litúrgica.

Fox 29 destacou que a estátua roubada tem grande importância histórica, pois é uma das quatro que existem, mas, acima de tudo, tem um profundo valor sentimental para os católicos.

“O valor monetário não pode nem mesmo ser comparado ao significado espiritual e simbólico da imagem”, disse Marucci.

O pároco exortou a procurar o homem que roubou a estátua para que seja devolvida antes da celebração mariana.

"Só estou rezando para que seja devolvida antes de quinta-feira", disse ele.

No vídeo de segurança, obtido e divulgado pela Fox 29, um idoso é visto andando do lado de fora da igreja até a capela, espiando por uma janela, depois entrando e pegando a estátua do altar.

 

No momento de sair da igreja, o estranho olha em volta e, com dificuldade, consegue sair da igreja com a estátua de quase um metro de altura.

Marucci disse que o homem saiu por uma porta diferente da que entrou, o que indicaria que ele conhece o prédio.

Diante da câmera de vídeo, o infrator não parece agressivo ou fisicamente violento, aspecto que diferencia esse crime de outros semelhantes. Em roubos ou vandalismos recentes em igrejas, a agressividade física costuma ser um fator-chave.

Monsenhor Marucci disse que planeja fazer a denúncia do infrator e a polícia local disse que a investigação já está em andamento.

Confira também: