Em meio aos incêndios florestais que afetam gravemente as áreas do centro e sul do Chile, o arcebispo de Concepción, dom Fernando Chomali, publicou um tuíte com uma fotografia que mostra uma imagem de Nossa Senhora que ficou intacta após o incêndio de uma capela.

“O que restou de uma das capelas queimadas em Santa Juana. Com a ajuda da Virgem Maria vamos levantá-las. Viva o Chile!”, escreveu o arcebispo junto com a fotografia tirada no terreno da capela de Santo Inácio de Loyola, devastada pelo fogo.

Além desta capela, mais dois templos foram destruídos pelo fogo na região, as capelas São Francisco de Assis e Sagrado Coração de Jesus, disse o arcebispo à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI.

A situação na região é crítica devido a mais de 50 fontes de fogo que destroem tudo em seu caminho. Já são 24 mortos pelo incêndio, 11 deles na região de Santa Juana, além de centenas de feridos.

O Governo Nacional informou que dez pessoas foram presas por suposto envolvimento nos incêndios.

Bombeiros, policiais chilenos, voluntários de organizações civis, paróquias e indivíduos se mobilizam para combater o incêndio e prestar assistência às vítimas.

Neste contexto, dom Chomali publicou uma reflexão intitulada “Solidariedade que move”, na qual lista as dezenas de mortos, centenas de feridos e perdas materiais, "o trabalho de uma vida transformado em cinzas, muitos sonhos destruídos e centenas de milhares de empregos a menos" causados ​​pelos incêndios.

O arcebispo pediu que os responsáveis ​​"sejam identificados e julgados em conformidade". Também alertou para a necessidade de "nos prepararmos mais e melhor" para enfrentar o verão e prevenir este dano causado por "pessoas inescrupulosas”.

Dom Chomali elogiou as centenas de voluntários que “do nascer ao pôr do sol se colocam a serviço das autoridades para ajudar no que for necessário”.

“Além disso, a sociedade se organiza para que as pessoas que queiram colaborar possam dar a sua contribuição”, disse.

O arcebispo falou do trabalho dos jovens “que vão a campo com pás e picaretas para fazer corta-fogos”, e dos bombeiros que “com pouquíssimos meios demonstram o seu compromisso e profissionalismo minuto a minuto, e sem dar trégua”.

Por fim, elogiou o trabalho das paróquias para atender às necessidades mais urgentes, assim como dos clubes desportivos e outras instituições, e até das famílias.

"O Chile é um país solidário e dá para perceber isso cada vez que a desgraça se aproxima”, disse.

“Ainda há humanidade e, portanto, esperança!”, concluiu.

Confira também: