Uma devoção mariana que tem crescido nos últimos tempos no Brasil é de Nossa Senhora das Lágrimas. Ela teria aparecido a uma religiosa em Campinas (SP), em 1930, e foi reconhecida pelo então bispo local, dom Francisco de Campos Barreto. Agora, a imagem de Nossa Senhora das Lágrimas pode ser venerada na basílica Nossa Senhora do Carmo, na mesma cidade. “Essa devoção fala de lágrimas da vida. Todo ser humano tem uma lágrima para conversar com a Mãe, e isso deixa mais fácil de crescer a devoção a Ela”, disse à ACI Digital o reitor, padre Rogério Canciam.

Como conta o site ‘Apostolado Internacional de Nossa Senhora das Lágrimas’, em 8 de novembro de 1929, um parente da irmã Amália a procurou no convento da Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, em Campinas (SP). Ele estava aflito por causa de uma doença grave de sua esposa. Após esse encontro com seu parente, a religiosa foi para a capela do convento e se colocou de joelhos diante do altar. De braços abertos, disse a Jesus Sacramentado: "Se já não há salvação para a mulher de T., eu mesma estou disposta a oferecer a minha vida pela mãe desta família. Que quereis que eu faça?".

Jesus lhe respondeu: "Se deseja obter essa graça, peça-a a Mim pelos merecimentos das Lágrimas de Minha Mãe”. A irmã Amália perguntou então como deveria rezar. E Jesus lhe ensinou as seguintes invocações: "Meu Jesus, ouvi os nossos rogos, pelas Lágrimas de Vossa Mãe Santíssima. Vede, ó Jesus, que são as lágrimas d'Aquela que mais Vos amou na Terra, e que mais Vos ama no Céu".

Ao final, Jesus disse: "Minha filha: o que os homens Me pedem pelas lágrimas de Minha Mãe, Eu amorosamente concedo. Mais tarde, Minha Mãe entregará este tesouro para o nosso querido Instituto, como um sinal de Sua Misericórdia”.

Segundo o site do apostolado, em 8 de março de 1930, Nossa Senhora das Lágrimas teria aparecido para irmã Amália na capela do convento, “com uma túnica violeta, um manto azul e um véu branco que cobria seu peito e ombros”. Ela entregou à religiosa a Coroa (ou Rosário) das Lágrimas e teria dito: “Este é o rosário de Minhas lágrimas que foi prometido pelo Meu Filho ao nosso querido Instituto como uma parte de seu legado. Ele também já lhe deu as orações. Meu Filho quer me honrar especialmente com essas invocações e, além disso, Ele concederá todos os favores que forem pedidos pelos merecimentos de minhas lágrimas”.

O reitor da basílica do Carmo recordou que “dom Francisco de Campos Barreto, bispo de Campinas, reconheceu a veracidade dos fenômenos de estigmatização e as aparições recebidas pela irmã Amália de Jesus Flagelado e concedeu as devidas autorizações – entre elas, o imprimatur – para a publicação de todos os seus escritos (que incluíam as mensagens originais de Jesus e de Nossa Senhora) e das orações da Coroa (ou rosário) de Nossa Senhora das Lágrimas”.

“Eu como reitor da Basílica, percebendo que todos os dias passam pessoas para rezar e choram com seus problemas pessoais, senti no meu coração que deveria trazer uma imagem de Nossa Senhora das Lágrimas para a basílica, a fim de que Maria pudesse estar mais perto das pessoas, no sofrimento e nas angústias de cada pessoa”, disse o padre Rogério Canciam.

O sacerdote disse que, “por ser basílica menor ligada a Roma, os títulos de Maria sempre serão bem-vindos”. Destacou ainda que “Nossa Senhora das Lágrimas é bem-querida e amada pelos católicos” e por isso resolveu “então receber a imagem” na basílica.

A imagem de Nossa Senhora das Lágrimas foi entronizada na basílica Nossa Senhora do Carmo, no domingo (21), solenidade da Ascensão do Senhor, com a grande participação dos fiéis e com a presença das sobrinhas-netas da irmã Amália de Jesus Flagelado.

A partir de amanhã, 25 de maio, todas as quintas-feiras da basílica terá missa em louvor a Nossa Senhora das Lágrimas, às 19h30.

 

Confira também: