Igrejas em Miami, nos Estados Unidos, celebram os funerais de vítimas do desmoronamento do edifício em Surfside, que deixou mais de 30 mortos, entre eles, a mãe do delegado da polícia de North Bay Village, um casal e suas filhas de 4 e 11 anos.

Em 24 de junho, um prédio de 12 andares do condomínio Champlain Towers South, na praia de Surfside, em Miami, desmoronou parcialmente por volta das 1h30 da madrugada, hora local. O edifício foi inaugurado em 1981 e tinha mais de 130 apartamentos. Já foram confirmadas 36 mortes.

Os funerais de algumas das vítimas vêm sendo realizados na igreja de São José, perto do condomínio, e na igreja de São Patrício.

No dia 7 de julho, os familiares e amigos da família Guara foram recebidos na igreja de São José para o último adeus a Anaely Rodríguez, de 42 anos, Marcus Guara de 52 e suas duas filhas, Emma Guara, de 4 anos, e Lucía “Lulu” Guara, de 11 anos. As duas crianças foram enterradas juntas, em um caixão branco adornado com laços cor-de-rosa e roxos.

O sacerdote da igreja de São José, padre Juan Sosa, disse na homilia que a “força de Deus está conosco quando menos esperamos, quando mais a necessitamos” e afirmou que, para quem crê, “a morte não é o final da vida”.

O padre Sosa lembrou que, em 2016, a pequena Emma recebeu o batismo na igreja, nascendo para uma vida nova. Em 2019, foi a vez da sua irmã Lucía ser batizada.

O sacerdote mostrou uma foto daquele momento e a depositou no caixão, como um “símbolo da sua união com Cristo”. Ele afirmou que, agora, Jesus veio até eles “de um jeito diferente”, porque “Cristo nunca lhes abandonou”.

“A morte não caracteriza ninguém. O cristão acredita que a nova vida do Senhor é o que nos caracteriza. E quando sofremos, como estamos sofrendo, a nova vida de Cristo brota, surge da tragédia humana”, acrescentou.

Em Miami Beach, a vice-governadora da Flórida, Jeanette Marie Nuñez, e a prefeita de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, estiveram presentes no enterro de Hilda Noriega, de 92 anos, uma das vítimas do acidente. A procissão funerária dirigiu-se até a igreja de São Patrício, acompanhada de uma comitiva de policiais uniformizados, de moto, que homenageou a mãe do delegado de North Bay Village, Carlos Noriega.

Confira também: